TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Saúde Da Família

Exames: Estrategia Saúde Da Família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

A Saúde da Família é uma das principais estratégias, propostas pelo Ministério da Saúde do Brasil, para reorientar o modelo assistencial do SUS, a partir da atenção básica . Ela procura reorganizar os serviços e reorientar as práticas profissionais na lógica da promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação, enfim, da promoção da qualidade de vida da população, constituindo-se em uma proposta com dimensões técnica, política e administrativa inovadoras. Ela pressupõe o princípio da Vigilância à Saúde, a inter e multidisciplinaridade e a integralidade do cuidado sobre a população que reside na área de abrangência de suas unidades de saúde. Sua expansão ganhou impulso com a Norma Operacional Básica que operacionalizou a descentralização de recursos e a municipalização da saúde, apresentando as orientações para o repasse, aplicação e mecanismos de controle e acompanhamento dos recursos financeiros que compõe o Piso da Atenção Básica (PAB), assim com a responsabilidade dos municípios enquanto gestores .

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS). Pode-se acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal, cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por agente e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.

Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas de uma determinada área, que passam a ter corresponsabilidade no cuidado com a saúde.

A ESF tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população e a organização e execução de suas práticas, adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes. É composta pelas ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos e deve estar amparada nos conhecimentos e técnicas vindos da epidemiologia, do planejamento e das ciências sociais . Além disso, para viabilizar suas ações, é necessário compor uma equipe multiprofissional com a participação de enfermeiro generalista, do médico, um ou dois auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde .Entre seus objetivos incluem-se: a prestação da assistência integral e contínua de boa qualidade à população, elegendo a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde; a intervenção sobre os fatores de risco a que esta população está exposta, humanizando as práticas de saúde por meio de estabelecimento de vínculo de confiança e contribuindo para a democratização do conhecimento do processo saúde-doença.

Os princípios norteadores da Estratégia Saúde da Família são :Integralidade e hierarquização , territorialização e adstrição da clientela, equipe multiprofissional, caráter substitutivo.

Todos esses profissionais que participam da ESF devem desenvolver suas atividades laborais, tanto nas unidades quanto na comunidade, devendo ter gosto pelo trabalho em equipe, facilidade no trato com pessoas, habilidade em trabalhar com planejamento e programação em saúde; capacidade em adaptar-se a situações novas e qualificação profissional adequada às práticas de saúde pública.

Atividades exercidas pelos profissionais ESF:

• Mapeamento da área adscrita e dos equipamentos sociais presentes nesse território;

• Planejamento, busca ativa, cadastramento e acompanhamento das famílias;

• Acolhimento e marcação de consultas Especialização em Saúde da Família

• Ações individuais e/ou coletivas de promoção à saúde e prevenção de doenças;

• Consultas médicas, de enfermagem e de odontologia;

• Realização de procedimentos odontológicos, médicos e de enfermagem: imunizações,

inalações, curativos, drenagem de abscessos e suturas;

• Administração de medicamentos orais e injetáveis, terapia de reidratação, entre outras;

• Acolhimento e urgências básicas de enfermagem, de medicina e de odontologia;

• Realização de encaminhamento adequado das urgências e de casos de maior complexidade

Principais programas da Atenção Primária a serem executadas pelas Estratégias Saúde da Família:

Atenção à Saúde da Criança:

• Vigilância nutricional com acompanhamento do crescimento e desenvolvimento,

promoção ao aleitamento materno;

• Imunização - realização de esquema vacinal básico e busca ativa de faltosos;

• Assistência às doenças prevalentes entre elas as diarréias em crianças menores de

cinco anos;

• Assistência e prevenção das patologias bucais com foco no desenvolvimento

neurolinguístico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com