TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Empresarial

Trabalho Universitário: Estrategia Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO:

A estratégia empresarial constitui o conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Toda empresa, consciente ou inconsciente tem a própria estratégia para lidar com as oportunidades e ameaças ambientais e melhor aplicar suas forças e potencialidades. Os principais componentes de uma estratégia empresarial são o ambiente de tarefa, a empresa e seus recursos e adequação entre ambos a partir de uma postura capaz de compatibilizar os objetivos, recursos, potencialidade e limitação da empresa com as condições ambientais, a fim de o máximo das extrair o máximo das oportunidades externas e expor-se o mínimo às ameaças. Enquanto a estratégia específica oque fazer, o planejamento estratégico especifica como fazer. O planejamento estratégico é elaborado a partir de três atividades básicas: A analise ambiental analise empresarial e a formação de estratégia capaz de contabilizar as condições internas das empresas as condições externa do ambiente.

A estratégia empresarial é tarefa do nível institucional da empresa. No entanto, a formulação de estratégia e uma atividade complexa em fase da diversidade e complexidade de forças e fatores ambientais, como também da multiplicidade de forças e fatores internos da empresa. A estratégia deve considerar a vocação da empresa. Há uma variedade de tipos de estratégia: as competitivas e as cooperativas (ajuste ou negociação, cooptação e coalizão). De um modo geral, a estratégia empresarial deve considerar três problemas específicos: o empresarial (escolha do mínimo produto /mercado), o administrativo( criação de normas e procedimentos para coordenar as atividades, organização e integração das próprias atividades internas da empresa) e o adequação tecnológica (execução da operações por meio da tecnologia), cuidados respectivamente em nível institucional, intermediário e operacional da empresa. Para tanto, a estratégia pode ser defensiva, ofensiva, analítica, dependendo como lida com os três problemas mencionados.

A estratégia empresarial pode ser avaliada de acordo com um conjunto de critério (objetivos empresarias, ambiente da empresa, recurso empresarias etc.) A administração da estratégia exige critérios de eficiência e de eficácia e envolve todo um processo administrativo de planejar, organizar dirigir e controlar a ação empresarial em todos os níveis da empresa, a saber: institucional, intermediário e operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com