TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido -Anatomia do Sistema Cardiovascular

Por:   •  4/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Ciências Biomédicas

Nome do aluno: Juliana Caricio Pereira                      DRE: 118019438

Nome do curso: Biofísica                                    Data:13/04/2021

ESTUDO DIRIGIDO – ANATOMIA SISTEMA CARDIOVASCULAR

  1. A membrana que envolve e protege o coração é o pericárdio. O pericárdio consiste em duas partes principais. Quais são elas? Descreva-as:

As duas partes principais são o pericárdio fibroso e o  pericárdio seroso. O pericárdio fibroso é constituído de tecido conjuntivo fibroso, com camada densa e resistente, localizado mais externamente fixando o coração, mantendo o mesmo em posição. O pericárdio seroso é constituído por tecido conjuntivo seroso, com uma camada delicada e fina, localizado mais internamente e constituído por duas lâminas: a lâmina parietal que é mais externa que reveste a superfície interna do pericárdio fibroso e a lâmina visceral que é mais interna , em contato com o coração formando o epicárdio.

  1. Sabe-se que a parede cardíaca pode ser dividida em três camadas: uma mais externa, uma intermediária e uma mais interna. Nomeie essas camadas, identificando o tipo de tecido que as compõe.

Camada mais externa : epicárdio, é uma lamina visceral do pericárdio seroso composto por tecido conjuntivo frouxo, textura escorregadia e lisa.

Camada intermediária : miocárdio comporto por tecido muscular cardíaco

Camada interna: endocárdio composto por camada fina de endotélio e tecido conjuntivo, formando um revestimento liso

  1. Descreva o trajeto do sangue pelo coração, citando regiões e estruturas, a partir da circulação sistêmica para a circulação pulmonar e de volta para a circulação sistêmica:

A partir da circulação sistêmica, a artéria aorta transporta o sangue para diversos tecidos do corpo e então quando esse sangue arterial (oxigenado) chega nos tecidos os vasos capilares fazem as trocas de gases com as células, se tornando um sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico. O sangue venoso faz o caminho de volta até o coração e chega no átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores. Do átrio direito, esse sangue é bombeado para o ventrículo direito e a partir desse o sangue é bombeado para a artéria pulmonar que vai ,então, para o pulmão direito e esquerdo. Esse sangue com gás carbônico no capilar dos alvéolos, então, realiza a troca de gases,  liberando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio. Logo esse sangue agora rico em oxigênio é levado dos pulmões para o coração, através das veias pulmonares, que se conectam no átrio esquerdo e ,por fim, são bombeados para o ventrículo esquerdo e  ,logo em seguida, passa para a artéria aorta que vai distribuir o sangue arterial para diversos tecidos iniciando o ciclo novamente.

  1. Anatomicamente, podemos dividir o coração em ápice, base e faces. Identifique essas divisões nomeando as estruturas cardíacas que as compõem.

Como o coração possui um formato similar a uma pirâmide invertida inclinada, ela possui a divisão do ponto localizado superiormente, que seria a base, composta principalmente pelo átrio esquerdo e o ponto inferior que é o ápice, composto principalmente pelo ventrículo esquerdo. Já as faces do coração são a face esternocostal (anterior) composta pelo ventrículo esquerdo, a face diafragmática (inferior) composta pelo ventrículo esquerdo e direito, a face pulmonar esquerda, composta pelo ventrículo esquerdo e a face pulmonar direita , composta pelo átrio direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com