TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre O Corpo 1

Artigos Científicos: Estudo Sobre O Corpo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 8

1)O que é célula e quais são os dois tipos celulares básicos?Caracterize cada uma delas.

Célula é a menor porção de matéria viva. São unidade estrutural e funcionais fundamentais dos organismos vivos. Todos os organismos vivos são compostos por células, algum organismo só tem uma célula exemplo, disto e as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). E os seres humanos são pluricelulares.(consiste em varias células).

E os dois tipos celulares básicos são: células procarióticas e as células eucarióticas.

Procarióticas: são pobres em membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pelo envoltório nuclear, conhecido também por carioteca. Dessa maneira, seu material genético está disperso em seu citoplasma.

Eucarióticas: é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela carioteca, e o seu material genético não fica disperso.

2) Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõem a célula eucariótica animal e quais as funções de cada uma?

Eucariótica é constituída basicamente pela membrana plasmática, pelo citoplasma e pelo núcleo. Seus principais componentes são: oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio (Água, Carboidrato, Lipídios, Proteína, Ácidos Nucléicos (RNA e DNA) )..

Suas funções:

Água: é de fundamental importância para nos seres vivos, pois realiza todas as atividades metabólicas;

Carboidratos: constituir as paredes celulares de células e fornecer energia aos seres vivos.

Lipídios: (gordura) desenvolve função na manutenção da temperatura corporal “isolante térmico”, possui função de reserva energética e estrutural e facilita a absorção de vitaminas;

Proteínas: são importantes, pois formam as enzimas e ajudam organismos na produção de outras biomoléculas como carboidrato e lipídeos.

Ácidos nucléicos: compõem o DNA dos seres vivos.

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

Ela e composta por moléculas de lipídios, os fosfolipídios e de proteínas. Os tipos de transporte são: O passivo que é aquele feito sem gasto de energia metabólica pela célula, pode ser por simples difusão, se a membrana for permeável ao soluto, eles simplesmente atravessam a membrana. Pode ser subdividida em três tipos: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

Na difusão simples, a substância consegue atravessar a membrana plasmática, enquanto, na difusão facilitada, necessita de um canal protéico para conseguir passar. A osmose é o transporte exclusivo de água, que passa do meio em que há maior concentração de água para o de menor concentração.

No transporte ativo, há gasto energético para transportar a molécula contra o gradiente de concentração. É como se remássemos contra a correnteza de um rio. O transporte ativo mais conhecido é a Bomba de Sódio e Potássio, que é o meio de transporte de sódio para fora da célula e de potássio para dentro.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

A mitocôndria possui duas membranas lipoprotéicas; a membrana externa e a membrana interna. Na membrana interna existem cristas (dobramentos) onde encontramos as proteínas da cadeia transportadora de elétrons. Entre as duas membranas existe um espaço: espaço intermembranoso. A membrana interna reveste a região chamada de matriz mitocôndrial que é constituída por água inos, enzimas, proteínas, ribossomos e DNA mitocôndrial. É importante lembrar que como as mitocôndrias possuem DNA próprio ela não depende de ninguém para ser criada, ela mesma gera outras mitocôndrias, sua principal função é respiração celular e produção de energia.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

O tecido epitelial é constituído por células justapostas, ou seja, intimamente aderidas umas às outras, com pouco material extracelular entre elas. Existem dois tipos de epitélios: o epitélio de revestimento, que, como o próprio nome diz, reveste as superfícies externas e as cavidades corporais, como pele, cavidade bucal, tubo digestório etc.; e os epitélios glandulares, formados por células com capacidade de secreção, como, por exemplo, glândulas salivares e as glândulas sudoríparas. Existe, ainda, um tipo especial de epitélio chamado neuroepitélio, com a capacidade de captar estímulos externos como luz, odor e gosto.

O epitélio de revestimento tem como função a proteção do organismo, formando uma barreira contra a entrada de micro-organismos e atua também na absorção de nutrientes e na divisão do organismo em compartimentos funcionais pode ser classificado quanto à forma de suas células em cuboidal, prismático, pavimentoso e de transição. Também pode ser classificado quanto ao número de camadas celulares em simples, quando só tem uma camada de células, estratificado, quando tem mais de uma camada celular, e em pseudo estratificado quando tem a aparência de estratificado, porém, todas as suas células estão presas à lâmina basal.

O epitélio glandular forma as diversas glândulas corporais, cuja função é secreção. Elas podem ser divididas em exócrinas ou endócrinas. As glândulas exócrinas secretam seus produtos para a superfície epitelial, enquanto as endócrinas secretam no meio extracelular, sendo levado pelo sangue.

6) Como o tecido conjuntivo pode ser classificado e quais são as suas funções?

O tecido conjuntivo exerce uma grande variedade de funções no organismo. Em função disto, desenvolveram-se vários tipos e subtipos de tecido conjuntivo, todos possuindo as mesmas características básicas: células de origem mesodérmica envolvidas por matriz extracelular de composição complexa. E um tecido formado por vários tipos de células mergulhadas em abundante material intercelular sintetizado por elas. É rico em vasos sanguíneos.

Tecido conjuntivo propriamente dito:

É o tipo mais comum de tecido conjuntivo e existe em praticamente todo o corpo. Corresponde à maior parte das descrições de células e matriz extracelular apresentadas até agora neste módulo. É constituído por células residentes, das quais a predominante é o fibroblasto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com