TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De Biologia

Trabalho Universitário: Exercícios De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 4

1) O que é difusão? Diferencie Osmose de Difusão?

R: Consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio. É um processo lento, exceto quando o gradiente de concentração for muito elevado ou as distâncias percorridas forem curtas. Já a diferença entre Osmose de Difusão é que a Osmose é a passagem de solvente (água) do meio MENOS concentrado para o meio MAIS concentrado já a Difusão é quando ocorre a passagem de uma substância de um meio MAIS concentrado para um MENOS concentrado.

2) O que pressão osmótica?

R: A pressão osmótica é a força com que a água se move, por meio da membrana citoplasmática de uma solução contendo uma baixa concentração de substâncias dissolvidas (solutos), para outra com alta concentração de solutos.

3) Como se classificam as soluções quanto à tonicidade comparativa?

R: As soluções são classificadas em três tipos: hipertônica, hipotônica e isotônica

4) A membrana plasmática que delimita a célula permite a passagem seletiva de substâncias do meio externo para o meio interno da célula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e difusão facilitada? Que relação tem o conceito de gradiente de concentração com os conceitos de transporte ativo e de transporte passivo?

R: Transporte ativo é quando vai fazer uma passagem de substancias no qual ocorre gasto de energia. Difusão facilitada se dá por meio de um tipo de transporte sem gasto de energia, vai a favor do gradiente de concentração. O nome difusão facilitada tem esse nome pois tem uma ajuda de uma proteína carreadora.

5) Cite e explique os três tipos de transporte passivo?

R: Difusão Simples / Difusão Facilitada / Osmose

Difusão Simples: Ocorre quando um soluto apolar atravessa a membrana para obter isotonia e pelo movimento aleatório e contínua das substâncias pelos líquidos corporais, que ocorre pela sua própria energia cinética.

Difusão Facilitada: Ocorre quando devido ao tamanho da molécula, ela não consegue atravessar sozinha a membrana, sendo então, transportada por uma proteína transportadora que se localiza em alguma membrana biológica.

Osmose: A osmose é o transporte de solvente - do meio de maior concentração para o de menor concentração sem gasto de energia.

6) O que acontece quando as hemácias são colocadas em:

a. Água destilada. R: Água destilada->a célula fica túrgida [inchada] e, posteriormente, pode sofrer hemólise, ou seja, ela se rompe [lembre-se q as células humanas não possuem vacúolos para armazenar água]

b. Solução hipertônica. R: Solução hipertônica-> a célula perde gradativamente água e sofre crenação=desidratação, ficando com aspecto murcho

7) O que é transporte de massa pela membrana plasmática?

R: Transporte em massa: podemos considerar que também requer energia e consiste no transporte de MUITAS substâncias simultaneamente, por isso se chama transporte em massa. Inclusive, é até possível transportar partículas ou micro-organismos para dentro das células.

8) Quais os tipos de processos em que se divide a endocitose? Explique todo o processo.

R: Fagocitose e Pinocitose.

Fagocitose: ingestão de partículas sólidas ou micro-organismos com o uso de prolongamentos chamados pseudópodes, que englobam aquilo que a célula irá internalizar. Algumas células do sistema imunitário conseguem fagocitar e destruir micro-organismos patogênicos dessa forma. Esses pseudópodes, dependendo do tipo de célula, também podem ser utilizados para a locomoção, as amebas, por exemplo, se movem com o uso dos pseudópodes.

Pinocitose: ingestão de substâncias em solução. É um processo que se parece com a exocitose, só que no sentido contrário.

9) Que tipo de membrana, quanto à permeabilidade, é a membrana plasmática?

10) De que substâncias químicas é constituída a membrana plasmática? Quais as principais funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com