TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração De DNA

Monografias: Extração De DNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  1.281 Visualizações

Página 1 de 7

Extração caseira do DNA de morango

1. Introdução

Formada por duas cadeias na forma de uma dupla hélice, o DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula constituída de um açúcar (desoxirribose), uma base nitrogenada (Timina, Citosina, Guanina e Adenina) e um grupo fosfato, onde cada hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular. Já o ácido ribonucleico (RNA) é uma molécula também formada por um açúcar (ribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (U uracila, A adenina, C citosina ou G guanina). A união de um açúcar, um fosfato e uma base é um "nucleotídeo".

A informação contida no código genético está inserida na sequência de suas bases na cadeia (timina sempre ligada à adenina, e citosina sempre com guanina). A sequência indica uma outra sequência, a de aminoácidos, substâncias que constituem as proteínas. A síntese de proteínas fica no citoplasma celular em estruturas específicas chamadas ribossomos, para onde se dirige o RNA mensageiro. Na transcrição, apenas os genes relacionados à proteína que se quer produzir são copiados na forma de RNA mensageiro.

2. Objetivo

A prática a seguir é um método simples onde serão utilizadas amostras de morango, extraindo seu DNA, tendo assim através da visualização um maior entendimento sobre o assunto, bem como entender a importância dessa prática para as análises genéticas.

3. Parte Experimental

3.1 Materiais

• Amostras de morangos

• Saco plástico tipo zip

• Becker

• Filtro de papel

• Funil

• Detergente neutro incolor

• Sal ou NaCl

• Álcool gelado

• Bastão de vidro

• Banho Maria (65ºC)

3.2 Procedimento

• Coloque os morangos previamente lavados e sem as sépalas em um saco plástico.

• Amasse-os bem com as mãos por cerca de 2 minutos.

• Adicione 20 ml da solução de extração (5 ml de detergente + 1,5g de NaCl + H2O q.s.p 100ml).

• Amasse um pouco mais os reagentes ate ficar totalmente homogêneo.

• Deixar no banho-maria a 65ºC por 10 minutos.

• Coe a mistura com um filtro de papel em um tubo de ensaio (1/5 do volume do tubo).

• Adicione álcool (2 x o volume da mistura no tubo) aos poucos, deixando escorrer pela lateral para formar uma camada acima da mistura.

• Aguarde poucos minutos e visualize o DNA se formando na interfase das duas camadas.

• Faça uma coleta do DNA com o bastão de vidro.

4. Resultados

Com a formação de uma massa filamentosa esbranquiçada, foi possível a visualização do DNA entre as camadas, e esse material pode ser coletado evidenciando ainda mais o objetivo da pratica.

5. Discussão

O interesse em se usar morangos (espécie Fragaria ananassa) pode ser explicado pela quantidade de cromossomos que possuem, além de serem fáceis de macerar e homogeneizar.

A justificativa da utilização do detergente se deve ao fato deste romper a bicamada lipídica liberando o citoplasma no suco diluído.

A necessidade de se usar o sal é que ele ajuda a liberar íons criando um ambiente favorável para o DNA, além de aumentar a densidade do meio, facilitando a migração para o álcool.

6. Conclusão

É possível extrair o DNA do morango através de um método simples e poucas etapas contribuíram para a extração dessa molécula. Na primeira etapa, visualizamos a destruição da parede celular que envolve a célula vegetal e na segunda, o detergente foi responsável pelo rompimento da membrana citoplasmática e liberação do DNA no suco. Assim, com a adição do álcool, foi possível separar essa molécula do resto do suco.

Com esse experimento, prova-se a existência do DNA através dos resultados obtidos e reforça a importância de como os vários métodos de extração de moléculas são eficazes para o estudo de análises bioquímicas.

Referências

JUNQUEIRA, Luiz C. Uchoa. Histologia Básica, 11ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

genoma.ib.usp.br/educacao.

UNIVERSIDADE METROPOLITADA DE SANTOS - UNIMES

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS

EXTRAÇÃO DE DNA

EXTRAÇÃO DE DNA

Monografia Apresentada ao Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Metropolitana de Santos, como requisito obtenção do Título de Bacharel

RESUMO

O DNA é o material genético que contém a informação crucial para a hereditariedade, determinando o fenótipo dos indivíduos. A extração de DNA é passo imprescindível para análise genética de populações de plantas. A tecnologia de transferência de genes tem criado novas alternativas para a produção de plantas mais adaptadas ao ambiente de cultivo e com maior capacidade de produção. Os métodos utilizados na produção de plantas geneticamente modificadas podem ser classificados de diversas formas. Existem várias metodologias disponíveis para o isolamento de DNA genômico de plantas, mas, na prática, esses procedimentos são empíricos em função da variabilidade existente na composição do tecido vegetal utilizado. Os métodos convencionais simples de extração de DNA não são necessariamente reproduzíveis para todas as espécies, sendo necessárias adaptações e modificações.

Palavras chave: Extração de DNA; Tecido Vegetal; Modificações Genéticas.

ABSTRACT

DNA is the genetic material that contains critical information for heredity, determining the phenotype of individuals. DNA extraction

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com