TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FARMACOLOGIA DOMISSANITARIOS

Trabalho Escolar: FARMACOLOGIA DOMISSANITARIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

CAPITULO I

ÁCIDOS E ÁLCALIS

Na medicina veterinária, a cada ano são atendidos vários casos de intoxicação exógena de animais domésticos nas clínicas e nos hospitais veterinários. Sejam eles acidentais ou intencionais, ocorrem principalmente no ambiente doméstico e envolvem diferentes agentes tóxicos.

Agentes alcalinos evidenciam pouca dor em comparação aos ácidos, o que pode proporcionar maior contato com o produto, resultando em exposição mais extensa.

DEFINIÇÕES DE ÁCIDOS E BASES

A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.

Uma outra definição para ácidos e bases foi dada pelo dinamarquês Johannes N. Bronsted e pelo inglês Thomas Lowry, independentemente, ficando conhecida como definição protônica. Segundo os dois, ácido é uma substância capaz de ceder um próton a uma reação, enquanto base é uma substância capaz de receber um próton.

A definição de Bronsted-Lowry é mais abrangente que a de Arrhenius. Bronsted e Lowry definiram ácidos e bases a partir dos prótons que liberavam e recebiam. Já o norte-americano Gilbert Newton Lewis se voltou para os elétrons ao desenvolver sua definição. De acordo com ela, ácidos são substâncias que, numa ligação química, podem receber pares eletrônicos, enquanto as bases são aquelas que cedem estes pares.

1.Ácidos

Os produtos que contêm ácidos incluem agentes de limpeza (por exemplo, produtos de limpeza de vaso sanitário), compostos anti-ferrugem, gravura compostos, baterias automotivas, e sanitizantes de piscina. A toxicidade relativa de um ácido está relacionada à sua concentração e diminui com a diluição. Ácidos produz necrose de coagulação localizada de tecido e geralmente produzem dor imediata após a exposição, o que ajuda a limitar a ingestão. Na maioria dos casos, os sinais clínicos ocorrer quase imediatamente após a exposição. Exposição resultados orais em dor oral, vocalização, disfagia, vómitos (+ / - no sangue), dor abdominal e irritação ou ulceração da mucosa oral e / ou esofágico. As lesões geralmente aparecem em branco leitoso a cinza inicialmente, então, gradualmente ficar preta. Lesões esofágicas são menos comuns do que com produtos alcalinos. Com elevados níveis de exposição, a ulceração gástrica, também é possível. Resultados: exposição dérmica irritação dérmica ou ulceração, acompanhadas de intensa dor local. A inalação de vapores de ácido podem resultar em dispneia, edema pulmonar, traqueobronquite ou pneumonite. Exposição ocular pode resultar na erosão da córnea ou ulceração.

1.1 Primeiros socorros

As tentativas de neutralizar quimicamente com um fraco alcalino são contra-indicados, pois isso pode estimular uma reação exotérmica que vai agravar a lesão tecidual. Tratamento de exposição oral inclui a diluição imediata com água ou leite. A lavagem gástrica e indução do vómito são contra-indicados, devido ao risco de aumentar a lesão corrosivo. O carvão activado é ineficaz para agentes cáusticos e não devem ser usados. O tratamento das lesões orais é sintomático e deve incluir antibióticos para prevenir a infecção; manejo da dor (butorfanol), suspensões sucralfato para tratar úlceras orais, esofágicas ou gástricas; fluidos intravenosos para manter a hidratação; e provisão para suporte nutricional (por exemplo tubo de gastrostomia). O uso de corticosteróides para reduzir a inflamação e formação de estenose de esôfago é controversa, como esteróides irá atrasar a cicatrização de feridas e pode aumentar a susceptibilidade à infecção. Exposições dérmicas devem ser tratados com lavagem abundante com água limpa por 15 minutos. Para as exposições oculares, os olhos devem ser lavados com água em temperatura ambiente ou solução salina estéril por 15 minutos. Fluoresceína dos olhos deve ser realizada, e a erosão da córnea ou ulceração devem ser tratados como necessário. Animais com sinais respiratórios significativos (tosse, dispnéia, etc) devem ser monitorizados por um período mínimo de 24 horas para o desenvolvimento de edema pulmonar. O oxigênio suplementar ou outro tratamento de suporte respiratório deve ser usado quando necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com