TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA (DESAFIOS E NOVAS RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS)

Artigo: FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA (DESAFIOS E NOVAS RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 13

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS

GABRIELA FAUTH

JONATHAN GERCKE

FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA

(DESAFIOS E NOVAS RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS)

BLUMENAU-SC

2014/1

GABRIELA FAUTH

JONATHAN GERCKE

FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA

(DESAFIOS E NOVAS RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS)

BLUMENAU-SC

2014/1

1.Sumario

1. Sumario Pag.

2. Introdução 1

2.2 Objetivos específicos 1

3. A Educação e o Trabalho em Saúde 2

4. A Fisioterapia na Saúde Coletiva 3

5. Competências do Fisioterapeuta na Atenção Primária 6

6. Habilidades necessárias para o desenvolvimento das competências 7

7. Novas Responsabilidades Profissionais 8

8. Conclusão do Artigo 10

9. Conclusão 11

10. Referências Bibliográficas 12

2. Introdução

Neste módulo, veremos a oportunidade de conhecer o processo educativo nas práticas de saúde, a educação popular e a educação permanente em saúde na ação das equipes de saúde. O principal propósito é apresentar os principais conceitos desses temas e trazer situações que os aproximam do dia a dia do profissional de saúde com o papel de educador. Não basta que você futuro profissional da saúde e os demais profissionais em saúde – assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, docentes das profissões da área – tenham domínio e apliquem, isoladamente, os seus saberes profissionais específicos. É necessário somar saberes para dar respostas efetivas e eficazes aos problemas complexos que envolvem a perspectiva de viver com qualidade. É preciso também considerar todos os atores sociais envolvidos, valorizando todos os saberes presentes no cenário do território, tendo como centro as necessidades apresentadas pelos usuários. Neste módulo, também veremos a Fisioterapia na Saúde Coletiva, onde compreenderemos que todo conhecimento discutido até este momento foi necessário ao entendimento da inserção da fisioterapia na saúde coletiva.

2.2 Objetivos Específicos

Compreender a fundamentação teórica da educação e promoção em saúde, como também compreender a atuação da fisioterapia na saúde coletiva.

3 A Educação e o Trabalho em Saúde

O trabalhador da saúde desempenha um papel educativo. Essa afirmação baseia-se na compreensão de que o trabalho em saúde, ao mesmo tempo que exige reflexão, exige ação, ambas com o objetivo de alcançar a transformação da realidade, componentes básicos do trabalho educativo. Este trabalho educativo pode estar presente nas diversas práticas que o trabalhador desenvolve, mas se torna mais visível quando este realiza atividades de prevenção e promoção da saúde.

Se compreendermos a saúde como expressão das condições objetivas de vida, isto é, como resultante das condições de “habitação, alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde” (Brasil, 1986), interessa-nos pensar educação em saúde como formas de reunir e dispor recursos para intervir e transformar estas condições objetivas, visando alcançar mais e melhor saúde.

Precisamos destacar que educar é comunicar, portanto precisamos dizer que o trabalhador que educa, de fato, está comunicando; está realizando um trabalho de mediação entre o conhecimento que adquiriu na área da saúde e a população a qual visa informar a respeito daquele conhecimento. Da mesma forma, a população também comunica um conhecimento adquirido na experiência vivida e realiza um trabalho de mediação entre este conhecimento da realidade e o trabalhador da saúde com quem dialoga.

4 A Fisioterapia na Saúde Coletiva

A fisioterapia é a ciência do movimento em todas as suas formas de expressão e potencialidades, e visa o estabelecimento máximo da capacidade funcional do indivíduo. O Fisioterapeuta é o profissional que cuida da saúde da população com ênfase no movimento e na função, prevenindo, tratando e recuperando disfunções e doenças, para a melhoria da qualidade de vida do individuo. Historicamente a fisioterapia tinha suas ações voltadas, quase que exclusivamente, para o tratamento e a reabilitação, tendo a doença como enfoque.

A partir do novo conceito de saúde enquanto qualidade de vida enão mais restrito a ausência de doenças, o Fisioterapeuta inseriu-se no Sistema de Atenção Básica/Primária numa perspectiva de atuação de promoção de saúde e prevenção de doenças e não só no tratamento e reabilitação.

No caso da Fisioterapia, o entendimento sobre a sua prática na atenção básica, Freitas (2006), comenta que:

....perpassa, por conseguinte, não somente por uma reorganização de uma atuação mais eficaz ou, como preconizado nas estratégias do Programa de Saúde da Família, mais resolutiva, mas, impreterivelmente, por uma ampliação de campo de trabalho. A este,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com