TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacia Hospitalar

Artigos Científicos: Farmacia Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 2

A Farmácia Hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa onde se desenvolvem atividades ligadas às atividades de produção, armazenamento, controle e dispensação de medicamentos, materiais médico-hospitalares e correlatos às diversas unidades de um hospital. É igualmente responsável pela orientação de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre à eficácia terapêutica, voltando-se também para o ensino e a pesquisa. Os serviços prestados pelo setor de Farmácia em um hospital representam atividades de apoio clínico integrado, funcional e hierárquico, em um grupo de serviços que dependem diretamente da Direção Central e estão em constante e estreita relação com sua administração [1].

A missão de um Serviço de Farmácia Hospitalar é oferecer assistência farmacêutica com critérios de qualidade e custo-efetividade visando atender as necessidades farmacoterápicas dos usuários do hospital, garantindo uma terapia segura e efetiva que melhore a qualidade de vida dos indivíduos e atuando de forma integrada às diretrizes e políticas do hospital e do Sistema Único de Saúde.

Os Serviços Farmacêuticos Hospitalares são aqueles que, asseguram a terapêutica medicamentosa aos doentes, a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos, integram as equipes de cuidados de saúde e promove ações de investigação científica e de ensino. Têm por objetivo o conjunto de atividades farmacêuticas, exercidas em organismos hospitalares ou serviços a eles ligados, que são designadas por “atividades de Farmácia Hospitalar”. Trazem como missão oferecer assistência farmacêutica com critérios de qualidade e custo efetividade visando atender as necessidades farmacoterápicas dos usuários do hospital, garantindo uma terapia segura e efetiva que melhore a qualidade de vida dos indivíduos e atuando de forma integrada às diretrizes e políticas do hospital e do Sistema Único de Saúde possuem autonomia técnica e científica, sujeitos à orientação geral dos Órgãos de Administração dos Hospitais, perante os quais respondem pelos resultados do seu exercício. A direção dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares é obrigatoriamente assegurada por um farmacêutico hospitalar (Decreto Lei n.º 44 204 de 2 de Fevereiro de 1962).

Para o Planejamento e a Instalação de Serviços Farmacêuticos Hospitalares é necessário considerar um conjunto de premissas quanto ao: tipo de hospital (central, distrital, especializado); lotação do hospital; movimento assistencial previsto para o hospital; funções acrescidas solicitadas; existência de distribuição de medicamentos a doentes ambulatórios; desenvolvimento informático do hospital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com