TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Farmacia Hospitalar

Artigos Científicos: Gerenciamento De Farmacia Hospitalar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO BACHARELADO EM GESTÃO HOSPITALAR

PROF: KELLY LOPES DE ARAÚJO APPEL

MÓDULO: GERENCIAMENTO DE FARMACIA HOSPITALAR

ANO: 2014/5º SEMENTRE-PÓLO: GRAJAÚ-MA

FARMACIA HOSPITALAR

GRAJAÚ – MA

2014

GABBRIEL SALES DA SILVA - 393806

ROSEANE DE SOUSA - 393982

MERCEANE SANTOS MORAES - 393960 MARIA RAQUEL OLIVEIRA DA SILVA - 393925

DEUSDITE RIBEIRO DE ARAUJO - 393761

Desafio apresentado a Universidade Anhanguera – Uniderp para obtenção de nota parcial referente ao Módulo: Gerenciamento de Farmácia Hospitalar/ano: 2014/5º Semestre do Curso de Bacharelado em Gestão hospitalar.

Orientador (a): Orlean Alves da Conceição

GRAJAÚ – MA

2014

INTRODUÇÃO

Ferramenta elementar do processo de uso dos medicamentos, a padronização de medicamentos (PM) é empregada desde os anos 50 nos EUA para assegurar o correto uso dos medicamentos e garantir maior resolutividade institucional e economia de recursos, sem comprometimento da qualidade.

Existem outras ferramentas empregadas juntamente com a padronização, que auxiliam. Na revisão da mesma e dos protocolos terapêuticos.

Nos dias de hoje, a PM passou a ser considerada ferramenta de assistência, porque garante que a seleção de medicamentos de uso rotineiro, estabelecida na instituição, é segura, eficiente e disponível para a normatização da qualidade da assistência ao paciente.

Mais do que uma simples lista de medicamentos aprovados, a PM deve apresentar à

equipe de saúde os métodos utilizados pela organização para avaliar e selecionar os medicamentos, os protocolos de orientação para uso e a descrição das normas que contribuem para o sucesso do processo de uso do medicamento.

HOSPITAL GERAL DE GRAJAÚ

Instrumento de Padronização de Medicamento Hospitalar

O objetivo do instrumento de padronização e o de facilitar as atividades de planejamento, aquisição, armazenamento, distribuição e controle dos medicamentos, além de, disciplinar o receituário médico-hospitalar e uniformizar a terapêutica.

Relatório da pesquisa

O relatório da pesquisa foi bem satisfatório, aonde vimos que padronização dos medicamentos e muito importante e fundamental para uma boa atividade de planejamento, aquisição, armazenamento, distribuição e controle dos medicamentos.

No instrumento de solicitação de padronização de medicamentos que foi construído, foi simulada a padronização do medicamento, Dipirona sódica injetável, muito utilizado no setor de pronto socorro da unidade, onde o medico solicitante foi o Dr. Gabbriel Sales.

Justificativa para a padronização do medicamento

A seleção de medicamentos para uma padronização deve considerar as necessidades da população atendida, incluindo medicamentos de comprovada eficácia, baseados em ensaios clínicos que demonstrem efeito benéfico aos pacientes (as meta-análises são fontes importantes de informação).

Deve eleger, entre os medicamentos de mesma indicação e eficácia, aquele de menor toxicidade relativa e maior comodidade posológica; escolher, sempre que possível, entre os medicamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com