TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmácia Hospitalar

Ensaios: Farmácia Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE FORMAÇÃO DE AUXILIARES PARA FARMÁCIA HOSPITALAR

Farmácia Centro Cirúrgico e Farmacovigilância e Tecnovigilância

A farmácia do centro cirúrgico é uma das farmácias satélites de um hospital, um setor crítico que exige agilidade e qualidade. É responsável pela integridade e disponibilização dos materiais médico-hospitalares e medicamentos às equipes envolvidas no atendimento do paciente dentro do centro cirúrgico.

O grande consumo no centro cirúrgico é de materiais médico-hospitalares, há também de medicamentos mas de forma mais amena. Pois é onde ocorrem os procedimentos mais específicos, sendo necessário um estoque elevado destes produtos. Muitos materiais necessitam de cuidados especiais no armazenamento e no controle, como os de alto custo e consignados (OPMES).

A dispensação é feita em kits completos dependendo do perfil e necessidades do paciente, com identificação e dados necessário sobre o paciente. Pode-se ter “kits básicos” para todas as cirurgias, que podem ser deixados montados para facilitar a dispensação em casos de emergência ou “encaixes”.

A farmacovigilância é a ciência relacionada a detecção , avaliação, compreensão e prevenção dos riscos das RAM’s ou qualquer outro problema relacionado com o medicamento.

A tecnovigilância é o sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde na fase de pós-comercialização, com vistas a recomendar a adoção de medidas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população.

Existe um programa de notificação pela ANVISA, que é feita pelo profissional de saúde quando observado um afastamento dos parâmetros de qualidade exigidos para comercialização ou aprovação no processo de registro de um produto farmacêutico.

A presença de um corpo estranho ou sujidades, alterações no rótulo, funcionamento incorreto, alterações de coloração, precipitação, etc. São pontos que devem ser observados e notificados, assim pode-se conhecer o comportamento do produto na “vida real” e para que o problema possa ser solucionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com