TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Humanos

Trabalho Escolar: Fatores Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade de Aprendizagem: Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial

Curso: Ciencias Aeronauticas

Professor: Joao Luiz Henrique da Silveira

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1- Leia o item 2.3 do texto disponível em (http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/view/61/90). Após a leitura responda qual é a sua percepção do problema em relação à segurança de voo e a saúde do profissional. (3,0 pontos)

Questão 2- Imagine a seguinte situação: um pouco antes de decolar, você é um instrutor de voo e percebe que seu aluno está com sinais de um resfriado (tosse seca, coriza). Ao comentar a situação com ele, o mesmo diz que não há problemas porque no caminho passou na farmácia, comprou e tomou um analgésico associado a um descongestionante.

Qual o problema dessa situação? Justifique e argumente sua resposta. (2,0 pontos)

Questão 3- Analise sobre a necessidade da existência de programa de conservação da audição na área aeronáutica. Em seguida escreva um texto de, no mínimo, 15 linhas sobre a necessidade do uso de EPI e da escolha do mesmo. (5,0 pontos)

Questão 1

A fadiga não provém somente de desgastes físicos e mentais prolongados, através de estresses contínuos, privação de sono e até de monotonia, que causam, dentre vários fatores, a sensação de cansaço e sonolência. Ela é causada em grande parte no cotidiano aeronáutico principalmente pelo aspecto aeróbico, ou seja, se esse tripulante tem hábitos de condicionar seu físico através de atividades esportivas. Segundo o texto, tais hábitos influenciam diretamente na questão de segurança de voo, pois a falta desse hábito gera implicações graves no que se relaciona ao modo como esse aviador irá interagir diante de situações em que sua tomada de decisão seja requerida. Um piloto fadigado fica desatento, descoordenado, sente-se exausto , sonolento e falta energia até mesmo para atividades simples.

Para ter uma reação rápida e eficaz em uma situação de perigo, o aviador precisa estar bem condicionado. Já que um bom condicionamento físico propicia aumento de tolerância a fatores como hipóxia, forças acelerativas, estresse e fadiga.

E também como piloto de linha aérea regular, creio que neste ano seja implantado o sistema de monitoramento de fadiga no Brasil, que contribuira muito com a segurança dos voos.

Questão 2

Não se recomenda tomar qualquer tipo de medicamento que altere funções primordiais para a execução da atividade aérea, sendo esse tipo de medicamento citado na questão estar associado à sonolência, e em alguns casos também estar associado à queda da pressão arterial. Logo, qualquer situação adversa ao voo no que tange à condição da saúde do tripulante deve ser sempre de máxima prioridade, sendo vetado qualquer uso de medicamentos que comprometa o exercício da aviação, devendo ressaltar o comprometimento do aviador em situações desse tipo, sua consciência dos acontecimentos que podem acarretar ate mesmo em incidente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com