TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento, recrutação e seleção de pessoal: o fator humano como decisivo para o sucesso de uma organização

Trabalho acadêmico: Planejamento, recrutação e seleção de pessoal: o fator humano como decisivo para o sucesso de uma organização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.102 Palavras (17 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 17

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

SUCIGARCI ANGELA DE ANDRADE DE JESUS

PLANEJAMENTO, RECRUTAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAL: O fator humano como decisivo para o sucesso de uma organização

Teixeira de Freitas

2013

SUCIGARCI ANGELA DE ANDRADE DE JESUS

PLANEJAMENTO, RECRUTAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAL: O fator humano como decisivo para o sucesso de uma organização

Trabalho do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de conceito na graduação.Professores:

Carla Cardoso M.Napoli

Joenice Diniz

Rinaldo Lima

Jossan Batistute

Vânia Machado

Teixeira de Freitas

2013

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2PLANEJAMENTO, RECRUTAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAL: o fator humano como decisivo para o sucesso de uma organização...............................................................................................................06

2.1 Recrutamento e seleção de pessoas.................................................................06

2.1.1Descrição e análise de cargos...........................................................................06

2.3Remuneração e Administração de benefícios.............................................................................................................09

3Plano de auditoria..................................................................................................12

4CONCLUSÃO..........................................................................................................13

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................14

6APÊNDICE...............................................................................................................15

Introdução

Atualmente as empresas estão descobrindo que o maior potencial para o seu desenvolvimento no mercado reside nas perspectivas humanas. Essa constatação leva ao reconhecimento de que geri-las para obter das mesmas as respostas desejadas em termos de colaboração requer perspicácia, desde a identificação de talentos à adoção de técnicas competitivas que consolidem a empresa no mercado.

A falta de um recrutamento e seleção pode causar sérios prejuízos para empresa, como falha no atendimento aos clientes, baixa motivação dos funcionários, redução da rotatividade de pessoas e má colocação de pessoas para preencher o cargo certo. Em épocas passadas as empresas não costumavam desenvolver as técnicas de recrutamento e seleção, e a maioria não possuía nenhum tipo de planejamento voltado para a área de recursos humanos e não sabiam como isso era importante.

Atualmente em uma época em que os avanços tecnológicos contribuem para o surgimento de empresas cada vez mais competitivas, pessoas são consideradas verdadeiro capital humano, peças fundamentais para o sucesso da empresa, contribuindo de forma efetiva para alcance dos resultados das organizações.

As empresas que conseguem essa proeza geralmente são as que sobrevivem por mais tempo, resistindo as transformações de mercado, conseguindo enxergar, até nas crises, uma oportunidade de crescimento. O objetivo deste trabalho é demonstrar a relevância dos processos de recrutamento, seleção e treinamento para organização, sobretudo, para o profissional de recursos humanos, por meio da análise de sua funcionalidade como estratégia competitiva em empresas do segmento de limpeza.

Por isso, atrair pessoas certas para ocuparem as funções corretas só é possível através de um processo de recrutamento e seleção eficaz sendo fundamental para a melhoria dos e planejamentos e a excelência no atendimento. O que demostra a relevância do setor de recursos humanos para atrair e selecionar os melhores talentos para a organização.

Assim, para o desenvolvimento desse trabalho utilizamos a metodologia apartir dos autores Elgenneni (2009), Costa (2009), Lima (2009). Portanto, iremos expor de forma preve a relevância que os processos de recrutamento, seleção e treinamento possui para uma organização, apresentando, assim, as estratégias competitivas para a empresa, notadamente no segmento de prestação de serviços de limpeza, tendo em vista a dinâmica da prestação de serviços como papel importante para a formação de uma boa equipe profissional.

Planejamento, recrutação e seleção de pessoal: o fator humano como decisivo para o sucesso de uma organização

As constantes transformações observadas ao longo do século nas oganizações, principalmente no âmbito de recursos humanos são expressivas. As organizações começaram a ter uma visão da importância dos profissionais responsáveis pelo recrutamento dentro da empresa e admitiram a relevância dos mesmos, dando ênfase ao planejamento, recrutamento e seleção, modificando as formas como os individuos serão analizados nos seus cargos, na sua remuneração e benefícios.

Assim, o diferencial mais importante a ser conquistado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com