TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerência Da Qualidade De Software E Fatores Humanos

Dissertações: Gerência Da Qualidade De Software E Fatores Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 3

1 GERENCIAMENTO DE QUALIDADE DE SOFTWARE

O gerenciamento de qualidade de software tem como preocupações principais o estabelecimento de um plano de qualidade, que deve definir as metas de qualidade para o projeto e quais processos e padrões devem ser usados, dentre outras preocupações de nível organizacional ou nível de projeto.

Entretanto, é difícil escreves especificações de software completas e precisas, além de que é impossível medir determinadas características de qualidade diretamente, como a manutenibilidade do software por exemplo.

Dessa forma, a correta implementação da funcionalidade do software não é suficiente para implicar em qualidade. A avaliação da qualidade do software é um processo subjetivo, em que a equipe de gerenciamento de qualidade precisa usar seu julgamento para decidir se foi alcançado um nível aceitável de qualidade, considerando para isso também, atributos não funcionais de sistema, como a robustez e a confiabilidade por exemplo.

1.1 FATORES HUMANOS

Existem diversos fatores humanos existentes em uma equipe de desenvolvimento que influenciam a qualidade de software e devem ser observados para uma bom gerenciamento de qualidade de software. Dentre esses fatores se destacam o conflito de egos, a pressão por prazos irreais, a resistência à aplicação de padrões e a dificuldade na avaliação dos desenvolvedores.

O conflito de egos é mais comum entre o desenvolvedor e o analista de testes de um produto. O desenvolvedor pode se sentir realmente responsável por sua criação a ponto de defendê-la até as últimas instâncias, e é por isso que os testes feitos pelo próprio desenvolvedor tendem a ser ineficazes.

Os defeitos encontrados no software pelo analista de testes podem ser incoscientemente encarados pelo desenvolvedor como críticas pessoais, o que pode prejudicar o ambiente de trabalho da equipe. Uma forma eficaz de realizar testes e evitar conflitos é a revisão por pares, com o auxílio de um checklist de erros encontrados em softwares semelhantes.

A pressão por prazos irreais ocorre quando a área comercial da empresa de TI, que também trabalha sob pressão para obter resultados e tenta sempre superar a concorrência, acaba realizando promessas irreais quanto a prazos ou especificações de produtos e serviços.

Dessa forma, para cumprir o acordado, a área técnica muitas vezes precisa simplificar o produto ao máximo para reduzir a carga de trabalho, ou trabalhar durante horas extras, o que, em ambos os casos, pode comprometer a qualidade do produto final. Um planejamento realístico, com um cronograma bem estimado, pode evitar tal problema, junto a um gerenciamento ativo por parte do gerente de qualidade.

A resistência à aplicação de padrões é um fator causado pelo senso comuns de alguns profissionais de área técnica que consideram o uso de processos apenas burocracia, e não entendem a vantagem de se utilizar processos bem definidos.

A institucionalização dos processos, é uma boa prática, que além de beneficar o desenvolvimento de software, faz com que o produto possa ter continuidade e não seja totalmente dependente do profissional que o desenvolveu.

A dificuldade na avaliação de desenvolvedores é causada pela variedade de aspectos a considerar e a existência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com