TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção Resumo Do Livro Gestão Do Fator Humano: O Outro Lado Da Moeda

Dissertações: Recrutamento E Seleção Resumo Do Livro Gestão Do Fator Humano: O Outro Lado Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  1.137 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo da Apostila: Gestão do fator Humano 2º edição/2008

Capítulo

O outro lado da moeda: Desenvolvendo a empregabilidade e a carreira.

Índice

• O papel da empresa na sociedade

Qual poderá ser afinal o papel de uma empresa em sua vida?

• Como fazer um planejamento de carreira

Transformando o planejamento em plano de carreira

• A empresa e você

Escolhendo uma empresa para trabalhar

Procurando uma empresa para trabalhar

• Preparando um currículo direcionado

• Participando do processo seletivo

Participando de uma entrevista

Participando de dinâmicas

• Lidando com a rejeição e o sucesso

• Empregabilidade e carreira: Dois lados de uma mesma moeda.

• O papel da empresa na sociedade

Qual será o papel que uma empresa desempenha na vida de uma pessoa? Será apenas o de remunerar o trabalho e com isso contribuir para subsistência das pessoas? E qual papel as pessoas desempenham pra a empresa?

Uma empresa é uma unidade social, política, e econômica, onde as pessoas passam a maior parte do tempo.

A empresa certamente é uma unidade econômica, já que produz bens e presta serviços para a sociedade, gerando riqueza.

A ambiência empresarial afeta o desenvolvimento integral das pessoas que nela trabalham, o que pode superar a importância da remuneração recebida pelo trabalho prestado.

Isso salta aos olhos quando uma pessoa, que está empregada, recebe uma proposta com salário bastante superior para ir trabalhar em outra empresa, localizada em outra cidade.

Assim como para uma empresa, de certa maneira, o novo empregado a ser contratado é uma caixinha de surpresas, da mesma forma a empresa pode ser considerada a caixa preta de um avião, que ó será aberta após alguns fatos estiverem consumados. A diferença, porém, é que a empresa procura conhecer o empregado, utilizando todas as técnica possíveis e este dificilmente consegue ter acesso ao interior e à realidade da empresa.

Qual poderá ser afinal o papel de uma empresa em sua vida?

Talvez você esteja se perguntando porque mencionamos “sua Vida”, em vez de “vida profissional”. Ocorre que a empresa é uma instituição onde você não só adquire experiência técnica como ambém humana.

É na empresa que você passa a maior parte do seu dia.Portanto, nela terá a chance de desenvolver(ou não) as mais diversas habilidades. Mais uma vez, não apenas habilidades técnicas, mas humanas.

Também é na empresa que terá as maiores oportunidades de aprender a conviver com pessoas que estejam em um nível hierárquico superior, quanto inferior. Terá oportunidades de enfrentar desafios e superar-se, aprendendo e desenvolvendo a sua auto-estima, assim como disporá de chances para treinar a sua capacidade de analisar situações e tomar decisões.

Para conhecer qual papel a empresa deve desempepenhar na sua carreira, é necessário fazer algumas reflexões.

A primeira reflexão a ser feita é sobre sua atitude em relação ao trabalho. Você gosta de trabalhar? Para você o trabalho é uma forma de obter prazer? Representa uma obrigação ou um castigo?

Qual a finalidade do trabalho na sua vida?

Esses elementos vão influenciar sua opção por uma oportunidade de trabalho e permanência em uma determinada empresa.

A empresa representa um papel no desenvolvimento da sua carreira profissional.

Quanto a finalidade do trabalho, quatro fatores estão em jogo: Estabilidade, recompensa financeira pelo trabalho, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, e contribuição social.

É, portanto fundamental, que ao optar por uma oportunidade profissional, você conheça qual sua atitude perante o trabalho, qual a finalidade que ele tem na sua história e momento de vida, e quais as suas necessidades e desejos a serem satisfeitos.

Como fazer um planejamento de carreira

A carreira é definida como “ as consequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. As posições ocupadas ao longo da carreira dependem de fatores históricos, sociais, e econômicos relacionados a sua vida pessoal, familiar, bem como á sociedade eo país onde vive. Então, você pode perguntar: se depende de tantos imprevistos, de que adianta planejar a carreira ?

É ai que está. Não se estabelecem metas para garantir que tudo saia exatamente de acordo com o planejado, mas para pensar sobre as possibilidades, escolher algumas, deixar outras na manga, coloar um sentido em suas decisões.

Fazer um planejamento consiste em ...sonhar! Isso mesmo: onde você quer chegar daqui a dois, cinco, dez ou vinte anos?

Transformando o planejamento em plano de carreira

Um plano de carreira começa a ser traçado a partir de reflexões sobre a forma pessoal de ser e agir, entretanto para que seja efetivo é necessário que se transforme num plano escrito que possa ser periodicamente consultado e analisado, servindo como uma bússola para vida profissional.

Passando para a prática: a partir de seu sonho, sua visão de futuro daqui, digamos, a dez anos, procure traçar os objetivos que a representam, os passos a serem dados ao longo desse tempo para chegar na visão e estabeleça um plano de ação para cada um deles. Complicado? A sigura a seguir apresentam sugestões para ajudá-lo em seu planejamento pessoal de carreira.

Situações e objetivos profissionais para dez anos

O que fazer Como fazer Quando De que/ de quem vou precisar Acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com