TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibras E Diabetes

Monografias: Fibras E Diabetes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 7

Fibras e diabetes

Assim como a população geral, indivíduos com DM devem ser motivados a escolher uma variedade de alimentos que contenham fibras, pois fornecem vitaminas, sais minerais e outros. As fibras são encontradas nos vegetais, principalmente folhas, talos, raízes, sementes e bagaços. As principais fontes alimentares são frutas, verduras, legumes, farelos de aveia e de cevada, além das leguminosas.

De maneira simplista, as fibras podem ser divididas em solúveis e insolúveis.

O comitê britânico de diabetes em sua analise sugere que as fibras solúveis apresentem efeitos benéficos na glicemia e metabolismo de lipídios, enquanto as insolúveis agem contribuindo para a sociedade e controle de peso, além da preservação da saúde intestinal.

Em relação à quantidade recomendada à associação sugere o consumo de 25 a 30g de fibras, destacando para diabéticos as fibras solúveis.

Álcool e Diabetes

O consumo de álcool a portadores de DM são potencializados neste individuo, a abstenção do álcool deve ser aconselhada para mulheres durante a gravidez. Em adultos com DM a ingestão crônica de quantidade leve e moderada mostrou associada ao risco diminuído para doença cardíaca, possivelmente devido à elevação plasmática do ADL. Entretanto, em relação à hipertensão arterial, estudos mostraram que ambos os sexos, quantidades leves e moderadas de álcool não provocaram aumento da pressão arterial.

A fim de evitar riscos de hipoglicemia, deve ser orientado ao individuo portador de DM que a ingestão de álcool deve sempre ser feita com alimentos.

Considerações especiais

Diabetes mellitus tipo1

Nesse grupo populacional, as respostas glicêmicas ao esquema de alimentação estão na dependência do regime terapêutico instituído. A moderna terapia insulínica procura imitar as respostas fisiológicas, mas para tentar exigir multiplicas aplicações de insulina por dia ou uso de uma bomba de infusão. Procura-se integrar o regime de insulina ao estilo de vida do individuo com DM tipo1, ou seja, deve ser estruturado para atender as necessidades de insulina frente a sua rotina de refeições, preferencias alimentares e atividade física.

Considerando que os variados tipos de insulina disponíveis no mercado apresentam diferentes picos de ação, é recomendável que esse paciente apresente uma alimentação fracionada para minimizar os riscos de hipoglicemia.

Nos indivíduos que recebem terapia insulínica intensiva, o conteúdo total de CHO das refeições e lanches é determinante da resposta glicêmica pós-predial e, portanto, sua quantificação é fundamental para o calculo da dose da insulina a ser administrada pré-refeições.

No entanto aquele que tem um regime de doses fixas de insulina antes das refeições recomenda-se a constância em relações ao aporte de CHO.

Uma atenção especial deve ser dada ao peso do individuo diabético que tende a aumentar quando se buscam os ajustes do controle glicêmico por meio de terapia insulínica intensiva.

As atividades físicas também fazem parte do dia a dia de indivíduos com DM apresentem efeitos benéficos, especialmente a melhora no aproveitamento da glicose pelo organismo para as atividades planejadas, a redução na dosagem de insulina pode ser a melhor escolha a fim de se prevenir episódios de hipoglicemia. CHO adicional pode ser necessário para exercícios não planejados.

Diabetes mellitus tipo2

As recomendações nutricionais para um estilo de vida saudável para a população em geral são também apropriadas para indivíduos com DM tipo2. Uma vez que muitos portadores de DM tipo2 apresentam excesso de peso e resistência à insulina, a terapia nutricional deve enfatizar as mudanças no estilo de vida que resultem em aporte energético reduzido e energia, aumentando por meio de atividades físicas regulares.

Como geralmente esses indivíduos apresentam outras doenças associadas do diabetes, torna-se desejável que as estratégias terapêuticas enfoquem alterações no estilo de vida, visando ao mesmo tempo à redução de peso corporal, glicemia, melhora de dislipidemia e hipertensão arterial.

Portanto na maioria das vezes, o plano alimentar instituído ao individuo deve conter um baixo conteúdo energético total, até que atinja o alvo estabelecido para o IMC, alto teor de fibras vegetais, redução do aporte de gorduras especialmente as saturadas e restrição ao sal. Essas medidas devem ser implementadas logo após o diagnostico de DM tipo2 e deve ter acompanhamento até o resto da vida.

Devem-se lembrar de que as atividades físicas regularmente praticadas diminuem a resistência à insulina, melhoram os níveis glicêmicos e lipídicos, reduzindo o risco cardiovascular.

No entanto, antes de recomendar pratica de exercícios é necessária uma avaliação quanto à presença de complicações de macro e micronutrientes que podem contra indica-la. Então é recomendável a combinação da dieta e exercícios ao individuo portador de DM tipo2.

Terapia nutricional em grupos específicos

- Crianças e adolescentes

As recomendações nutricionais para esse grupo de indivíduos devem garantir um aporte de nutrientes essenciais e focalizar a obtenção de alvos de glicose sanguínea a fim de manter o crescimento e o desenvolvimento normais, minimizando episódios de hipoglicemia. Para isso deve haver um planejamento alimentar individualizado, e o regime de insulina intensivo podem fornecer no sentido de adequar planos e horários das refeições, apetites e níveis de atividades variáveis. Essa fase da vida apresenta uma oportunidade para aplicação de hábitos saudáveis.

- Gravidez e lactação

A mulher diabética quando gravida ou amamentando requer cuidados especiais em relação a sua alimentação, pois haverá reflexos de sua alimentação para seu filho.

Os objetivos da terapia nutricional na gravidez são de prover a nutrição adequada materna e fetal. Os requerimentos nutricionais durante a gravidez e a lactação são similares para mulheres com ou sem diabetes, para mulheres com diabete gestacional e excesso de peso, uma restrição de energia e de carboidratos pode muitas vezes ser conveniente.

O fracionamento da dieta é fundamental e auxilia na manutenção de estabilidade dos níveis glicêmicos. Se for necessária medicação, a insulina é o tratamento de escolha para atingir as metas de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com