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Fichamento Cap. 3 E 4 - Sociologia Da Educação

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Por:   •  26/5/2014  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  2.941 Visualizações

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Capítulo III – Sociedade, educação e emancipação

“A educação que recebemos tem por objetivo nos enquadra às expectativas do meio social em que

vivemos – nossa classe, nossa profissão, nosso meio moral. Cada geração transmite à seguinte,

através da educação, os elementos fundamentais para a manutenção da estabilidade das

coletividades humanas.” Pg 35

Marx e o pensamento sociológico

“..havia um processo histórico em curso que, enquanto levava a burguesia à condição de classe

dominante, expropriava dos trabalhadores manuais seus instrumentos de produção e suas saberes,

transmitidos com zelo de geração para geração através dos séculos, ao tempo da velha ordem

feudal.” Pg. 36

“Por um lado seu pensamento é analítico, isto é, pretende ver a realidade como ela é, dissecando-a e

reconstruindo-a conceitualmente para entendê-la.” Pg. 36

“Aliás, Marx não era apenas um pensador. Era também um militante político, que pretendia colocar

suas ideias em prática através de um partido política.” Pg. 36

“A contradição para Marx não é uma falha do raciocínio lógico é o modo pelo qual a realidade se

falha do raciocínio lógico, é o modo pelo qual a realidade se expressa, e o futuro desejado está

contido no presente odioso.” Pg. 37

“ O enunciado da lei da história, segundo Marx, seria algo como o seguinte: “que move a história é

a luta entre as classes sociais.”” Pg. 37

As leis da história

“Marx e Engels escreveram que a história humana é a história da relação dos homens com a

natureza e dos homens entre si.” Pg. 37

“É através do trabalho que o homem muda a natureza, colocando-a a seu serviço. Ele planta, colhe,

caça, pesca; enfim, vive através do seu trabalho. Na medida em que o ser humano se reproduz,

através das relações sexuais entre homem e mulher, esse processo se expande pelo aumento natural

da população.” Pg. 38

“ Para aumentar a produtividade social, para desenvolver as forças produtivas, o homem também foi

organizando a produção junto com seus semelhantes, distribuindo tarefas e benefícios entre os

membros da sociedade.” Pg. 39

“Do ponto de vista de Marx, elas implicam numa separação básica: entre os instrumentos ou meios

utilizados para o trabalho, de um lado, e o próprio trabalho, de outro. Isso significa que no processo

de divisão de trabalho nem sempre os homens que possuem os meios para realizar o trabalho

trabalham e nem sempre os que trabalham possuem os meios.” Pg. 39

“Assim, as grandes transformações pelas quais passou a história da humanidade foram as

transformações de um modo de produção a outro.” Pg. 40

“No primeiro, a relação social básica é a escravidão, que opõe escravos e senhores de escravos; no

segundo, a relação social básica é a de servidão, que opõe servos de gleba e senhores feudais; e no

terceiro, a relação social fundamental é a de assalariamento, que opõe capitalistas e operários, isto é,

burguesia e proletários.” Pg. 40

“ A transformação de uma forma a outra, de um modo de produção a outro, se dá pelos conflitos

abertos por causa da luta entre a classe dominada e a classe dominante em cada época.” Pg. 41

As formas de consciência

“ As idéias, as concepções sobre como funciona o mundo são representações que os homens fazem

a respeito de suas vidas, do modo como as relações aparecem na sua experiência cotidiana.” Pg.42

“ Ao trabalhador lhe parece natural que certas pessoas tenham que trabalhar em troca de um salário

para viver, como se isso sempre houvesse existido e, mais ainda, como se tivesse que continuar

existindo para sempre.” Pg. 42

“O que aconteceu, para Marx, é que os trabalhadores foram duplamente expropriados pelos

capitalistas, isto é, deles foram subtraídas duas coisas: os meios de produção da vida material e o

saber do qual dependia a fabricação de um produto q a própria posição social do artesão. Eles eram

auto-suficientes e passaram a se tornar dependentes dos capitalistas.” Pg. 45

“O trabalho, que sempre foi o meio pelo qual o homem relacionou-se com a natureza com os outros

homens, é individualmente percebido como algo sobre o qual o trabalhador não tem controle.” Pg

46

“ O trabalho é então percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros. A isso,

Marx dá o nome de alienação. Por causa do trabalho alienado a que estão submetidos, os homens

adquirem uma consciência falsa do mundo em que vivem, vêem o trabalho alienado e a dominação

de uma classe social sobre outra como fatos naturais e passam, portanto, a compartilhar uma

concepção de mundo dentro da qual só têm acesso às aparências, sem ser capazes de compreender

o processo

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