TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Tese: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Tese  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Questões

1) O que são sinapses e quais as suas funções?

R > É uma região de comunicação que se estabelece entre os neurônios e células musculares e epiteliais glandulares e tem a função de transmitir um impulso nervoso de um neurônio para o outro.

2) Qual é a importância da bainha de mielina?

R> É uma espécie de dobras múltiplas e em espiral em torno do axônio dos neurônios. É de grande importância para a nossa saúde, sua função é acelerar a velocidade de condução do impulso nervoso.

3) Qual é a relação entre os sistemas nervoso e muscular?

R> É um tecido praticamente presente em todas as partes do corpo ele tanto responde pela sensibilidade, que existe em qualquer órgão ou área do corpo, como comanda todas as atividades, que sejam de um músculo, glândula ou de uma víscera.

4) Explique o mecanismo de contração muscular.

R> A contração das fibras musculares é comandada por nervos motores, que se conectam com os músculos através das placas motoras ou junções mioneurais. Com a chegada do impulso nervoso,

ocorre liberação de acetilcolina na fenda sináptica, que através da interação com seus receptores faz o sarcolema ficar mais permeável ao sódio, o que resulta em sua despolarização.

5) O que é uma contração isométrica? Dê um exemplo.

R>A contração muscular é dita isométrica quando a tensão muscular aumenta, mas não há alteração do comprimento dos músculos e as articulações não se movem. Na contração isométrica, o músculo gera força sem que ocorra encurtamento muscular. Nessa condição, a tensão muscular aumenta, mas não ocorre movimento. Os músculos posturais do corpo, que atuam para nos manter em posição estática durante longos períodos enquanto estamos em pé ou sentados estão em contração isométrica. Algumas das posturas de ioga, conhecidas como asanas, são excelentes exemplos de contrações isométricas.

6) Explique, resumidamente, quais as funções dos átrios, dos ventrículos e das válvulas cardíacas.

R> Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta. Se interpõem entre átrios e ventrículos bem como nas saídas das artérias aorta e artéria pulmonar. Elas permitem o fluxo de sangue em um único sentido não permitindo que este retorne fechando-se quando o gradiente pressórico se inverte. O que regula a abertura e fechamento das valvas são as pressões dentro das câmaras cardíacas.

7) Como é transmitido o impulso elétrico pelo coração?

R> É transmitido pela geração espontânea de um potencial de ação no nodo AS esse potencia de ação passa rapidamente por ambos os átrios, daí, pelo feixe A-V até os ventrículos, devido ao arranjo especial do sistema de condução dos átrios para os ventrículos, há um retardo de mais de 1/10 de segundo na passagem do impulso cardíaco dos átrios para os ventrículos, permitindo que os átrios se contraiam antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com