TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Monografias: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais são as células que compõem o tecido nervoso e as suas funções?

Os neurônios são responsáveis pelo impulso nervoso, que por sua vez seria, caminhar, falar, respirar, responder. Isso é a função dos neurônios no nosso corpo, eles promovem uma reação elétrica que percorre na membrana, denominando assim uma reação.

As Células glias tem a função de suporte de funcionamento do sistema nervoso, elas auxiliam o funcionamento dos neurônios, elas constituem cerca da metade de todo nosso volume do encéfalo.

2) Como os neurônios se comunicam? Qual é a importância da bainha de mielina?

A comunicação dos neurônios e feita através das sinapses, e são feitos na fenda sináptica, que são o espaço entre os neurônios. No momento da transmissão da informação do neurônio, é preenchida por neurotransmissores, substâncias químicas armazenadas em vesículas nos dendritos e que provocam reações nos tecidos. Cada neurotransmissor produz um efeito, e cada neurônio possui diversos tipos de substâncias químicas, sendo assim cada neurônio pode processar varias reações.

A bainha de mielina é muito rica em lipídios. É formada pelas membranas celulares das células da glia, ela atua como um isolamento elétrico e aumenta a velocidade de propagação do impulso nervoso ao longo do axônio.

3) Explique o mecanismo de contração muscular. Qual o papel do sistema nervoso na contração muscular?

A contração de um músculo resultado encurtamento de suas fibras, o que por sua vez resulta do encurtamento dos filamentos de actina e miosina. O sistema nervoso tem o papel na contração muscular pois ele envia a informação até o músculo, e na placa motora libera uma substância chamada acetilcolina , ela libera uma grande quantidade de Cálcio para o citoplasma das células musculares, através do retículo endoplasmático rugoso e do meio externo. Quando estão na estrutura de miosina e actina torna-as ativas e esse gasto de energia elas se puxam o que realiza a contração muscular.

4) Explique os tipos de fibras musculares estriadas esqueléticas.

São classificados em dois tipos, fibras de contração lenta e fibras de contração rápida. A fibra de contração lenta tem cor avermelhada devido a presença de mioglobina e mitocôndrias, o sistema de energia utilizado nessas fibras são o aeróbico, ela também utiliza o oxigênio como principal fonte de energia, ótimo para atividades de longa duração. E as fibras de contração rápida tem a coloração branca, e seu sistema de energia utilizado é o anaeróbico, a sua velocidade de contração e muito mais rápida do que a fibra de contração lenta, e ela gera movimentos muitos rápidos e poderosos. Na composição dos músculos existem três tipos de fibras que são predominantes que são as fibras oxidativas de contração lenta, as fibras glicolíticas oxidativas de contração rápida e as fibras glicolíticas de contração rápida.

5) Explique as funções das valvas cardíacas durante o ciclo cardíaco e como é transmitido o impulso elétrico pelo coração.

Cada valva é formada duas ou três válvulas, elas são composta basicamente de tecido conjuntivo. O que regula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com