TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Trabalho Escolar: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 5

DEMANDA METABÓLICA EM LUTAS DE PROJEÇÃO E DE SOLO NO JUDÔ: ESTUDO PELO LACTATO SANGUÍNEO

1. INTRODUÇÃO

O Judô é uma luta japonesa derivado do Jiu-Jítsu, caracterizado por movimentos de alta intensidade em curtos períodos durante 4 a 5 minutos de luta e pode ser em pé com o objetivo de projeção e no solo com o objetivo de estrangulamento, chaves de articulações ou imobilizações. De acordo com Detanico (et al, 2012), judô é um esporte de combinação de diversas capacidades físicas, aspectos técnicos, táticos e psicológicos.

Uma luta como esta com movimentos aleatórios diferente de atividades continuas como natação e corrida, dificulta a determinação da resposta metabólica, que nesses casos é influenciada diretamente pela intensidade e duração dos períodos de exercício e de pausa.

A resposta metabólica apresenta comportamento distinto na transição do repouso/ pausa para o exercício é a resposta “on”, que é caracteriza pela ativação dos três sistemas de energia: ATP- CP, glicogênio muscular e de oxigênio. Do exercício para o repouso/ pausa, resposta “off” caracterizada pela reposição dos fosfatos de alta energia, glicogênio muscular, diminuição do consumo de oxigênio e aumento do lactato sanguíneo nos primeiros minutos para posterior remoção. De acordo com Barros (et al, 2010), a via glicolítica é a fonte primária de energia, pois o judô é o esporte caracterizado como exercício de curta duração, alta intensidade e intermitente.

O lactato é produzido devido à desproporção entre a velocidade da glicólise e a taxa de oxidação mitocondrial. Os valores de lactato no judô são considerados de alta acidose e altas concentrações de lactato sanguíneo durante as lutas confirmam a característica anaeróbia na modalidade.

Atletas que apresentam menor valor de lactato ao final da luta também possuem maior número de vitórias, já os altos valores de lactato em luta estão relacionados a uma grande produção de íon H+ e diminuição do ph muscular e sanguíneo que causa alterações como restrição da circulação local, aumento da pressão intramuscular, entre outros que interferem negativamente na realização da atividade física.

Atletas que praticam exercícios intensos, como os judocas, apresentam grande risco de desidratação além de que, as vestimentas prejudicam o processo de sudorese e termorregulação, o que limita diretamente a manutenção da temperatura corporal. Ocorrem também alterações no volume plasmático e sanguíneo, aumenta o estresse fisiológico, prejudica a função endócrina além de prejudicar o desempenho do atleta e sua capacidade aeróbica (BARROS et al, 2010).

2. OBJETIVO

As etapas de luta de projeção no judô e de seu domínio no solo podem ser comparadas através do lactado sanguíneo para identificar a via metabólica predominante e a existência de alguma implicação que determinam estratégias de combate.

3. MATERIAL E MÉTODOS

3.1. Sujeitos

Sexo masculino, judocas, mais de dez anos de prática, que participe de competições regulares da cidade de Rio Claro, que deram seu consentimento por escrito.

3.2. Sessões de teste

Houve divisão dos judocas sendo dois grupos de quatro sujeitos cada (grupo 1: peso =78,0 ±11,8 e grupo 2: peso =89,0 ±7,6).

Entre as lutas de projeção e de solo foi elaborado um conjunto de regras citadas a baixo:

Realização de duas sessões de testes diferentes com intervalo mínimo de dois dias entre elas.

• A primeira sessão que consiste em luta de projeção e a segunda de solo, realizadas no DOJO (local onde se treina Judô), onde foi estabelecida a ordem de luta entre eles através de sorteio.

• Cada sessão tem duração de dois minutos com três repetições, isso foi determinado por ser muito usado em treinamentos em academias e também sendo metade do tempo de uma luta de campeonatos nacionais.

• O intervalo teve a duração de 1minuto e 30 segundos, tempo suficiente para a coleta de sangue e precauções para evitar contaminação e retorno para as posições iniciais de lutas.

• Os judocas do mesmo grupo lutaram entre si, mantendo a mesma sequência a cada sessão. Entre os dois grupos não houve lutas.

3.3. Coleta de sangue e análise de lactado

Foram coletados 25 microlitros de sangue do lóbulo da orelha em capilar heparinizado e em seguida diluído em 50 microlitros de solução fluoreto de sódio a 1% foi mantido em gelo para análise. A coleta foi realizada durante o intervalo de 1 minuto e 30 segundos entre as lutas e ao final da última luta a 1, 3 e 5 minutos, foi considerado o pico de lactado sanguíneo durante a recuperação. Essas análises foram realizadas através do aparelho YSL 2300 STAT, aparelho eletroquímico.

3.4. Análise Estatística

Nos dois tipos de lutas foram calculadas as médias e os desvios padrões. As lutas de projeção e de solo foram correlacionadas através do teste de correlação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com