TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Cardiopulmonar

Dissertações: Fisiologia Cardiopulmonar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 2

Este presente trabalho tem como objetivo demonstrar a comparação de resultados entre a frequência cardíaca e a frequência respiratória de um aluno do grupo em repouso, submetido a correr uma volta em torno de uma quadra poliesportiva e por fim, após caminhar duas voltas em torno de uma quadra poliesportiva.

Os dados foram coletados do aluno Fábio, com 37 anos, aferindo a frequência cardíaca e respiratória medidos em repouso, durante um minuto. Após a coleta destes dados, o participante foi submetido a correr uma volta em ritmo acelerado em torno da quadra poliesportiva, e imediatamente foram coletados os dados de frequência cardíaca e respiratória. Na segunda etapa da coleta de dados, o participante foi submetido a caminhar duas voltas em ritmo acelerado em torno da quadra poliesportiva, e imediatamente foram coletados os dados de frequência cardíaca e respiratória.

Os dados obtidos do participante foram:

Frequência Cardíaca

Frequência Respiratória

Em Repouso

44

12

Após correr uma volta

132

39

Após caminhar duas voltas

72

32

Foi observado na comparação dos dados, que a frequência cardíaca do aluno após correr uma volta aumentou significativamente em relação à frequência obtida em repouso e a frequência respiratória também teve aumento significativo e começou a normalizar após a caminhada de duas voltas em torno da quadra poliesportiva.

Esse aumento das frequências ocorre porque o nosso organismo vai precisar de mais oxigênio para queimar os açúcares e outros nutrientes necessários para nos fornecer energia. Como estão fazendo exercício físico, as células musculares precisam de mais oxigênio que é levado às mesmas através do sangue. Assim, os movimentos respiratórios vão ser acelerados, para que o sangue receba maior quantidade de oxigênio dos pulmões. O coração, por sua vez, baterá mais rápido para que a circulação sanguínea circule mais rapidamente, suprindo a demanda energética das fibras musculares.

O condicionamento físico influencia no aumento ou não da frequência cardíaca e respiratória do participante, consequentemente se o participante tiver uma vida em que executa atividades físicas, terá mais resistência ao aumento dos batimentos e em repouso após o exercício voltará à normalidade com mais rapidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com