TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Digestiva

Monografias: Fisiologia Digestiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

1) Qual é a principal função do sistema digestório?

O sistema digestório tem como função promover a digestão, absorção e metabolização dos alimentos que ingerimos, sejam eles sólidos ou líquidos. Os alimentos são necessários para que possamos obter todas as biomoléculas essenciais à construção de nossas células e tecidos, além de ser fonte primordial da energia necessária para a realização de todas as funções celulares. A digestão e a absorção são realizadas através do Trato Gastro Intestinal (TGI), um longo tubo por onde o alimento é empurrado, digerido e absorvido. O estudo das funções desse aparelho é o estudo da fisiologia digestória.

2) Explique os mecanismos de regulação intrínseca e extrínseca do TGI.

O sistema nervoso GI intrínseco é extenso e altamente sofisticado, contendo quase tantos neurônios quanto a medula espinhal. Consiste em corpos celulares e seus neurônios associados, todos situados dentro da parede do TGI. Dentro da parede intestinal, os corpos celulares do sistema nervoso intrínseco estão dispostos em dois sistemas de gânglios: Plexo mioentérico(de Auerbach); Plexo submucoso(de Meissner). Uma espessa rede de neurônios corre no plano entre as camadas musculares circular e longitudinal, conectando os gânglios do plexo mioentérico. Neurônios individuais deixam a rede neuronal para inervar estruturas situadas dentro da parede intestinal eintercomunicar-se entre os plexos mioentérico e submucoso . (“PEQUENO CÉREBRO”). Os plexos do sistema nervoso intrínseco contêm neurônios sensoriais (aferentes), interneurônios e neurônios motores (eferentes). O impulso sensorial vem de mecanorreceptores - camadas musculares e quimiorreceptores - existentes mucosa. Os mecanorreceptores monitorizam a distensão da parede intestinal; Quimiorreceptores na mucosa monitorizam as condições químicas no lúmen intestinal.

O TGI também recebe inervação extrínseca do sistema nervoso autônomo. Os sistemas nervosos simpático e parassimpático fazem a ligação entre o sistema nervoso intrínseco do intestino e o sistema nervoso central. Algumas fibras simpáticas fazem sinapse com neurônios do sistema nervoso entérico, enquanto outras exercem efeito direto sobre os músculos e as glândulas do TGI. O sistema GI tem grande número e variedade de células endócrinas. Embora as células endócrinas em geral estejam agrupadas nas glândulas, as células endócrinas GI distribuem-se de maneira difusa por todo o epitélio intestinal. O ápice estreito das células endócrinas fica exposto ao lúmen intestinal, permitindo que elas obtenham "amostras" ou "saboreiem" o conteúdo luminal. A base dessas células contém grânulos secretores, uma forma de armazenamento de hormônios.

3) Como atua o sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático) sobre a função digestiva?

O sistema nervoso autônomo é formado por dois ramos nervosos situados ao lado da coluna vertebral, os gânglios; um conjunto de nervos que liga os gânglios nervosos aos diversos órgãos e um conjunto de nervos comunicantes que ligam os gânglios aos nervos raquidianos, fazendo com que o sistema autônomo não seja totalmente independente do sistema nervoso cefalorraquidiano. Esse sistema participa do controle funcional de diversos órgãos, como peristaltismo do intestino, a contração do músculo cardíaco, as secreções do músculo cardíaco, as secreções dos órgãos do sistema digestivo e outras atividades involuntárias. O sistema nervoso autônomo é dividido em sistema simpático e sistema parassimpático, que apresentam ação antagônica sobre os órgãos que enervam. Uma das principais diferenças entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é que as fibras pós-ganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormônios.

4) Descreva as etapas básicas do processo de digestão em monogástricos.

5) Cite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com