TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Do Exercício

Trabalho Escolar: Fisiologia Do Exercício. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  1.280 Visualizações

Página 1 de 2

RESPOSTAS DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO.

1- Qual a perda de peso corporal em atletas durante um período de 1 hora em provas atléticas?

R: A quantidade de água perdida através do suor é muito variável, dependendo da atividade física e da temperatura ambiente. A quantidade de suor normal e de 100 mL/dia, mas em clima muito quente ou durante exercício muito pesado a perda de água no suor geralmente aumenta para 1 a 2 L/hora. Cerca de 2,5 a 5 kg de perda de peso corporal foram registrado em atletas dentro de um período de 1 hora, durante uma atividade de resistência sob condições quentes e úmidas.

2- Explicar como ocorre a perda de peso corporal no exercício.

R: Os fluidos representam até 55-65% do peso corporal. Durante o exercício físico a pessoa perde fluidos através da transpiração (suor), como durante o exercício a temperatura do corpo aumente e o suor é um mecanismo primordial de regulação da temperatura do corpo a liberação de líquido durante um exercício é alta, assim não é difícil verificar a relação da perda de líquido e consequentemente de peso corporal. Não é incomum alguém perder até 1,8 kg de fluidos por hora. Existe também perda constante de água por evaporação no trato respiratório e por difusão através da pele, que pode ser chamada de perda insensível de água; através da pele, independentemente da sudorese e está presente mesmo em pessoas que não tem as glândulas sudoríparas. Perda insensível de líquido pelo trato respiratório, quando o ar entra no trato respiratório, fica saturado por umidade, com pressão de vapor em torno de 47 mmHg, antes de expelido. Em razão da pressão do vapor do ar inspirado ser geralmente menos do que 47 mmHg,a água é continuamente perdida perdida pelos pulmões durante a respiração.

3- Explicar a relação entre a perda de peso corporal, de suor e a produção de cãibras e náuseas.

R: O suor que é liberado em quantidade suficiente para causar uma perda de peso de apenas 3% pode significativamente diminuir o desempenho de uma pessoa; 5% a 10% de rápida diminuição do peso pode frequentemente ser séria, tendo como consequências diversos efeitos, como cãibras musculares e náuseas. O exercício de alta intensidade causa o suor. Além da água, o suor contém principalmente os eletrólitos sódio, potássio, cloro e magnésio, conhecido como “sais minerais”. A sudorese intensa pode levar à desidratação e perda importante dos sais, principalmente de sódio. O atleta tende a tomar muita água e não repor adequadamente essa perda desses eletrólitos. Pode surgir então a chamada Hiponatremia que é uma diminuição da concentração de sódio no sangue. Um dos primeiros sinais são as cãibras generalizadas, mesmo em atletas de altíssima performance. Assim a hidatração deve não ser apenas com água, mas com as chamadas bebidas isotônicas, que irão repor principalmente a água e os eletrólitos perdidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com