TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia FUNÇÕES ORAIS E SECREÇÃO DO TRATO GASTROINTESTINAL

Pesquisas Acadêmicas: Fisiologia FUNÇÕES ORAIS E SECREÇÃO DO TRATO GASTROINTESTINAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  2.065 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema Gastrointestinal: O sistema gastrintestinal (SGI) é formado por órgãos ocos em série que se comunicam nas duas extremidades com o meio ambiente, constituindo o denominado trato gastrointestinal (TGI), e pelos órgãos anexos, que lançam secreção na luz do TGI.

Órgãos do SGI: cavidade oral, faringe, esôfago, intestino grosso, intestino delgado e ânus.

Órgão anexos do SGI: Glândulas salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Função do SGI: fornecer ao organismo, água, eletrólitos e nutrientes.

Processos básicos do SGI: Motilidade, secreção, digestão e absorção.

Motilidade: Efetuada pela musculatura do TGI e propicia mistura, trituração e progressão cefalocaudal dos nutrientes e excreção dos produtos não digeridos e não absorvidos.

Secreção: São as sintetizadas nos órgãos anexos ao TGI (cavidade oral) bem como as produzidas pelo estômago e intestino; elas hidrolisam, enzimaticamente, os nutrientes, gerando ambientes de ph, de tonicidade e de composição eletrolítica adequadospara a digestão dos nutrientes orgânicos.

Digestão: Hidrólise enzimática dos nutrientes orgânicos, transformando-os em moléculas que possam atravessar a parede do TGI e serem absorvidas através de sua mucosa de revestimento interno.

Absorção: Transporte dos nutrientes hidrolisados, água, eletrólitos e vitaminas, da luz do TGI, através do epitélio intestinal, para a circulação linfática e sistêmica.

Mastigação: É uma complexa variação na força e velocidade dos movimentos da mandíbula, segurando e triturando o sólido com auxílio dos dentes, transformando os sólidos em uma massa do tamanho, formato e consistência adequados para seu transporte pelo TGI; Os lábios, as bochechas e a língua têm a função de posicionar o sólido sobre as superfícies trituradoras. A língua também ajuda a reduzir os sólidos macios e solúveis esmagando-os contra as estruturas ósseas da cavidade oral, misturando-o aos elementos líquidos do conteúdo ingerido e à saliva que dissolve e lubrifica o bolo.

Principais funções da mastigação: Satisfação para comer; Mistura para deglutição; Redução em partículas menores para digestão.

Controle da mastigação: É voluntária, mas envolve mecanismos motores reflexos organizados no tronco encefálico (formação reticular pontina e bulbo).

Músculos da mastigação: Masseter, pterigoideo medial, pterigoideo lateral (principal que controla a abertura da boca) e temporal.

Ciclo da mastigação: Elevação da mandíbula se dá por contração reflexa dos músculos de elevação da mandíbula (masseteres, pterigoideos médio e lateral) e inibição reflexa dos músculos abaixadores da mandíbula (digástricos e pterigoideos laterais); A queda da mandíbula se dá por inibição reflexa dos músculos de elevação da mandíbula (masseteres, pterigoideos médio e latera) e contração reflexa dos músculos abaixadores da mandíbula (digástricos e pterigoideos laterais).

Glândulas salivares:

 Parótidas: alto conteúdo de H2O, eletrólitos e enzima – Ducto de Stenon. Secreção serosa.

 Submandibulares: secreção mista; Ducto de Wharton emerge na papila sublingual ao lado do frênulo.

 Sublinguais: Secreção mucosa; Ducto de Bartholin que emerge nas pregas sublinguais.

Funções da saliva: Limpeza mecânica de restos alimentares e bactérias; lubrificação das superfícies orais; proteção dos dentes e mucosa orofaríngea; neutralização de ácidos orais e diluição de detritos; atividade antimicrobiana; funções excretoras (metais pesado e uréia); dissolução de compostos para o paladar; facilitação da fala, mastigação e deglutição; formação do bolo alimentar para deglutição; digestão inicial de amido e lipídeos; limpeza esofagiana e tamponamento do ácido gástrico após refluxos normais; Reflete as alterações sistêmicas (espelho do corpo).

Composição da saliva: 99% de sua composição é água; Há componente inorgânicos (Ca, Na, Cl, K, enzimas, glicose, ureia...).

Proteínas salivares: Amilase, lipase, muscina, cistalina, histatina, perodase, estaterina e proteína rica em prolina (PRP).

Falha da saliva: Periodontite, gengivite, xerostomia, cáries, candidíase, síndrome da ardência bucal, abcessos periodontais, edentulismo.

Informações gerais sobre a saliva: Produção de 1,0 – 1,5 por dia; Ph varia com fluxo sendo mais constante encontrar 6,2 – 7,2; 80% a 90% da produção diária de saliva ocorre durante a alimentação.

Histologia das glândulas salivares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com