TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Neuromotora

Casos: Fisiologia Neuromotora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Departamento de Fisiologia e Farmacologia

FUNÇÕES MOTORAS DO TRONCO ENCEFÁLICO, DO CÓRTEX CEREBRAL, DOS NÚCLEOS DA BASE E DO CEREBELO

Aluno: Alysson Araújo Alves Gomes Rocha

Profª:

Introdução

Para iniciar um movimento planejado conscientemente, uma intenção geral é gerada no nível mais elevado da hierarquia do controle motor. Esses centros superiores incluem muitas regiões do encéfalo, incluindo áreas sensorimotoras, áreas de associação e outras envolvidas na memória, nas emoções e na movimentação. A informação é transmitida desses neurônios de “comando” dos centros superiores para partes do encéfalo que constituem o nível intermediário da hierarquia do controle motor. As estruturas do nível intermediário especificam as posturas e movimentos necessários para a execução da ação desejada.

As estruturas hierárquicas do nível intermediário estão localizadas em partes do córtex

cerebral, bem como no cerebelo, nos núcleos da base e no tronco encefálico. Quando os neurônios no nível intermediário da hierarquia recebem impulsos aferentes dos neurônios de comando, eles simultaneamente recebem informações aferentes de receptores nos músculos, tendões, articulações e pele.

Tronco Encefálico

O tronco cerebral (bulbo, ponte e mesencéfalo) tem um importante papel no sistema motor, especialmente no controle de equilíbrio e postura, interpõe-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo. Possui três funções gerais; (1) recebe informações sensitivas de estruturas cranianas e controla os músculos da cabeça; (2) contém circuitos nervosos que transmitem informações da medula espinhal até outras regiões encefálicas e, em direção contrária, do encéfalo para a medula espinhal; (3) regula a atenção, função esta que é mediada pela formação reticular (agregação mais ou menos difusa de neurônios de tamanhos e tipos diferentes, separados por uma rede de fibras nervosas que ocupa a parte central do tronco encefálico). Além destas 3 funções gerais, as várias divisões do tronco encefálico desempenham funções motoras e sensitivas específicas.

Na constituição do tronco encefálico entram corpos de neurônios que se agrupam em núcleos e fibras nervosas, que, por sua vez, se agrupam em feixes denominados tractos, fascículos ou lemniscos. Muitos dos núcleos do tronco encefálico recebem ou emitem fibras nervosas que entram na constituição dos nervos cranianos.

• O núcleo reticular pontino envia projeções pelo trato reticulospinal pontino da coluna anterior da medula espinal, com sinapses excitatórias nos motoneuônios que inervam os músculos axiais envolvidos na postura e suporte do corpo contra a gravidade.

• O núcleo reticular bulbar, através das projeções descendentes no trato reticulospinal bulbar da coluna lateral da medula espinal, inibe os motoneuônios que inervam os músculos axiais.

• O núcleo vestibular no assoalho do quarto ventrículo tem projeções que descendem pela via da coluna anterior da medula espinal nos tratos vestibulosespinais medial e lateral. Estes núcleos recebem informações so sitema vestibular e têm um importante papel no controle de músculos que mantêm o equilíbrio, trabalhando em conjunto com o núcleo reticular pontino para regular os músculos axiais.

• O colículo superior recebe informações de núcleos visuais; através do trato tectospinal, está envolvido no controle dos músculos da cabeça, pescoço e olhos.

• O núcleo rubro do mesencéfalo recebe informações do córtex motor. Ele manda projeções no trato rubrospinal pela coluna lateral da medula espinal e está envolvido no controle voluntário dos grandes músculos, particularmente nos membros. Pode ser considerado em algumas vias com uma alternativa para o trato corticospinal no controle voluntário do movimento muscular.

×MESENCÉFALO(Núcleos do III e IV)Áreas integrativas visuais, auditivas e pupilares

×PONTE (Núcleos do V, VI e VII):Áreas de integração visceral (mastigação, salivação)

expresso facial (movimentos oculares, fixação do olhar, expressão facial) Equilíbrio postural do corpo.

×BULBO (Núcleos do VIII, IX, X, XI (craniana), XII) Áreas de integração visceral.

(respiratório, vasomotor, vomito, tosse, movimentos linguais, etc.)

Cerebelo

Localizado dorsalmente ao tronco encefálico, influencia a postura e o movimento indiretamente por meio de impulsos aferente para os núcleos do tronco encefálico e para regiões do córtex sensorimotor que dão origens a vias que descem até os neurônios motores. Uma das funções do cerebelo no funcionamento motor consiste em fornecer Sinai sobre o sincronismo temporal ao córtex cerebral e à medula espinal para a execução precisa das diferentes fases de um programa motor, em particular, a sincronização dos componentes agonista/antagonista de um movimento. Ajuda também a coordenar os movimentos que envolvem diversas articulações e armazena as memórias desses movimentos, de modo que possam ser facilmente executados da próxima vez que foram tentados.

O cerebelo também participa no planejamento dos movimentos, integrando a informação acerca da natureza de um movimento pretendido com a informação sobre o espaço circundante. Em seguida, o cerebelo fornece esse dado como um sinal de anteroalimentação às áreas do encéfalo responsáveis pelo refinamento do programa motor. Além disso, ele também compara as informações sobre o que os músculos deveriam estar fazendo com as informações do que eles realmente estão fazendo. Se surgir alguma discrepância entre o movimento pretendido e o movimento real, o cerebelo envia um sinal de erro ao córtex motor e os centros subcorticais para corrigir o programa em andamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com