TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia a importância do sistema de atividade física cardiopulmonar

Tese: Fisiologia a importância do sistema de atividade física cardiopulmonar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 2

Qual é a importância do aparelho cardiorrespiratório para a prática de atividade física?

As práticas de atividades físicas são de extrema importância para se obter uma melhora nas condições de saúde, qualidade de vida e principalmente na prevenção a doenças como diabetes, obesidade, depressão, coração (cardiovasculares), entre outras.

Lembramos que durante uma atividade física, o aparelho cardiorrespiratório aumenta o seu trabalho para levar maior quantidade de oxigênio e nutrientes até os músculos estriados esqueléticos e o mio¬cárdio. Para isso, o sistema respiratório deverá absorver maior quantidade de O2 e, ao mesmo tempo, eliminar o CO2, aumentando a frequência respiratória (fluxo de ar inspirado e expirado). Concomitantemente, o coração aumenta seus batimentos cardíacos com o objetivo de aumen¬tar a circulação sanguínea.

Quanto ao sistema cárdiorrespiratório possui importantes funções como o transporte de substâncias como oxigênio/nutrientes em geral; também atua na remoção de resíduos resultantes do processo respiratório (entradaO2-saídaCO2); além da importante participação na regulação térmica corporal e a promoção da defesa do organismo quanto a potencializar a imunidade do corpo humano.

Quais são os órgãos componentes do sistema respiratório e do sistema cardiovascular e quais são suas respectivas funções?

Os órgãos componentes do sistema respiratório são: Nariz, Laringe, Traquéia, Pulmões, Lobo Superior, Lobo Médio, Lobo Inferior, Pleura, Brônquios, Alvéolos, Bronquíolos.

Os órgãos componentes do sistema cardiovascular são compostos por um sistema hermeticamente fechado, isto é, sem nenhum contato com o exterior, constituído por vasos condutores, onde circulam o sangue e a linfa, e por um órgão central contráctil responsável pela propulsão (circulação) do sangue, o coração.

Quanto às funções do sistema respiratório é formado por órgãos responsáveis pela captação do oxigênio e eliminação do gás carbônico resultante dos processos oxidativos. O oxigênio absor¬vido e transportado pelo sangue para ser utilizado por todas as células que formam os tecidos corporais. Durante a atividade física, a frequência respiratória (respiração por minuto) aumenta consideravelmente para suprir as necessidades do organismo, sobretudo para garantir o aporte de oxigênio para o cérebro, músculo cardíaco e músculo estriado esquelético. Exercícios muito extenuantes podem ser prejudiciais para um indivíduo que não está apto para realizá-los, o que pode até os levar à morte.

Quanto à correlação entre os sistemas circulatório e respiratório formam um conjunto onde ocorrem alterações importantes como as trocas gasosas de O2-CO2 no organismo humano aliadas as alterações das freqüências respiratórias e cardíacas na execução ou não de atividades físicas, envolvendo repouso ou esforço físico, sendo os órgãos ligados a esses sistemas trabalhando em sintonia permitindo a oxigenação através do fluxo sanguíneo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com