TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA APLICADA AOS SISTEMAS SENSORIAIS

Por:   •  11/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.127 Palavras (21 Páginas)  •  2.032 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Instituto de Ciência da Saúde

Estudos Disciplinares

Manaus

2017

Biomedicina / 3° período / Matutino

Thalyta Pamela Pinto Freitas

Estudos Disciplinares

Manaus

2017

Fisiologia Aplicada e Psicobiologia

FISIOLOGIA APLICADA AOS SISTEMAS SENSORIAIS

Podemos perceber que o homem sofre os efeitos prejudiciais das altas temperaturas nas cidades. Você estudou em sala de aula que muitos mecanismos de controle biológico são acionados em situações como essa em uma tentativa de manter a temperatura corpórea ideal; todavia, não apenas a temperatura corpórea, mas também a pressão arterial fica alterada. A hipertermia pode provocar disfunções cardiorrespiratórias e intensa desidratação. 

Com base nessas afirmações, assinale a alternativa que melhor explica a situação corpórea em tais condições fisiológicas, bem como a resposta homeostática do corpo.

A [pic 2]

 No No calor ocorre intensa sudorese, o sangue perde muito líquido e o volume sanguíneo tende a diminuir. Quando isso acontece a PA também cai. Em tais circunstâncias o organismo pode promover vasodilatação (estímulo dado pelos barorreceptores das artérias, integração ao SNC e resposta à vasodilatação).

B [pic 3]

No calor ocorre intensa sudorese, o sangue perde muito líquido e o volume sanguíneo tende a aumentar. Quando isso ocorre a PA sobe. O organismo pode promover liberação do sistema renina-angiotensina-aldosterona, que por meio da Angiotensina promove vasoconstrição e o aumento da reabsorção de sódio para manter o volume sanguíneo e evitar a diurese.

C (X)

No calor ocorre intensa sudorese, o sangue perde muito líquido e o volume sanguíneo tende a diminuir. Quando isso ocorre a PA também cai. O organismo pode promover liberação do sistema renina-angiotensina-aldosterona, que por meio da angiotensina promove vasoconstrição e aumento da reabsorção de sódio para manter o volume sanguíneo e evitar a diurese. O aumento do volume sanguíneo aumenta também o retorno venoso, promovendo aumento do DC.

Sudorese é uma secreção de suor; transpiração.

D [pic 4]

d.     No calor ocorre a baixa sudorese, o sangue perde pouco líquido e o volume sanguíneo tende a diminuir. Quando isso ocorre a PA cai. O organismo pode liberar a vasopressina ou o hormônio antidiurético ADH, no intuito de promover mais perda de fluídos, o que promoverá vasoconstrição e aumento da reabsorção de água e determinará um aumento da PA.

E [pic 5]

Todas as afirmativas acima estão corretas.

Nos seres humanos a condição de operacionalidade do meio interno exige estabilidade estreita e constante da temperatura corporal (em torno de 37oC), sendo perigosas tanto a hipertermia quanto a hipotermia.

homeostasia é definida como a manutenção de um ambiente interno “normal” constante ou inalterado quando em repouso. Todavia, ocorre uma variação da taxa metabólica nos organismos homeotérmicos que promovem a homeostase corpórea. Verifica-se que a temperatura corpórea sofre elevações e diminuições ao longo do dia. Para manter a homeostasia, o corpo necessita de um “sistema de controle” para cada resposta fisiológica. 

Assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta.

A [pic 6]

O controle biológico envolve um receptor que identifica o aumento ou a queda da temperatura. A informação é passada via neural para o centro de integração.

B [pic 7]

O controle biológico envolve o centro de integração, uma região cerebral que opera como “termostato” cerebral e interpreta o estimulo trazido pelo receptor e integra as respostas por meio de feedbacks negativos ao estímulo dado.

C [pic 8]

O controle biológico envolve o efetor. A resposta poderá envolver diversas áreas cerebrais e promover respostas até que o nível da temperatura corpórea se normalize. Quando a temperatura corpórea está alta a resposta é a promoção de sudorese na tentativa de “eliminar” calor para o meio ambiente.

D [pic 9]

Quando a temperatura corpórea está baixa a resposta é a promoção de contrações musculares involuntárias, conhecidas como tremores, na tentativa de “reter” calor no corpo. E assim mantém-se a temperatura corpórea segundo um sistema de constância dinâmica. A isso se dá o nome de homeostasia.

E (X)

Quando a temperatura corpórea está alta, em resposta o organismo promove contrações musculares involuntárias, conhecidas como tremores, na tentativa de “reter” calor no corpo. E assim mantém-se a temperatura corpórea segundo um sistema de constância dinâmica. A isso se dá o nome de homeostasia.

Processo de regulação pelo qual um organismo mantém constante o seu equilíbrio, estado de equilíbrio das diversas funções e composições químicas do corpo.

Os exteroceptores são receptores de estímulos gerais ou especiais originados fora do organismo. Assinale a alternativa que contemple uma região do organismo, o exteroceptor a ela correspondente e as suas respectivas sensações.

A (X)

Pele; tato; frio, calor, pressão atmosférica.

Exteroceptores: respondem a estímulos externos, originados fora do organismo.

B [pic 10]

Pele; gustação; sabores.

C [pic 11]

Ouvidos; olfato; odor (cheiro).

D [pic 12]

Olhos; audição; sons.

E [pic 13]

Pele; visão; cores, formas, contornos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (305.7 Kb)   docx (332.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com