TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Folha De Monguba

Ensaios: Folha De Monguba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre a Planta

• Nome Científico: Pachira aquatica

• Nomes Populares: Munguba, Cacau-selvagem, Castanheira-da-água, Castanheiro-de-guiana, Castanheiro-do-maranhão, Falso-cacau, Mamorana, Monguba, Mungaba

• Família: Bombacaceae

• Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas, Árvores Ornamentais

• Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical

• Origem: América Central, América do Sul

• Altura: 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros

• Luminosidade: Sol Pleno

• Ciclo de Vida: Perene

A monguba é uma bela árvore tropical, de caule frondoso e copa arredondada, capaz de alcançar 18 metros de altura. Nas florestas tropicais podemos encontrá-la em ambientes brejosos, ou à margem de rios e lagos, o nome científico “aquática” provém desta característica. Apresenta folhas grandes e palmadas, dividas em 6 a 9 folíolos verdes e brilhantes. As flores são muito bonitas e perfumadas, com longos estames de extremidade rosada e base amarela. Os frutos grandes e compridos, semelhantes ao cacau, contém paina sedosa e branca que envolve as sementes. As sementes da monguba podem ser consumidas torradas, fritas ou assadas, e até trituradas como um sucedâneo do café ou chocolate, e diz-se que são muito saborosas.

As mongubas são árvores de excelente efeito decorativo, amplamente utilizadas na arborização urbana e rural. As plantas jovens envasadas são excelentes para ambientes internos bem iluminados. Os países asiáticos são importantes produtores e exportadores da planta nesta forma. Ela é disposta nos ambientes de acordo com o feng shui e a ela é atribuída reputação de atrair dinheiro e prosperidade. É conhecida como money tree ou árvore-do-dinheiro. Geralmente são vendidas plantas com três ou mais caules trançados para que formem apenas um tronco de aspecto decorativo.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica, com irrigações regulares, pelo menos até que alcance o porte adulto. Apesar de apreciar solos úmidos, pode-se cultivá-la em solos mais secos. Adapta-se a um ampla faixa climática, desde o calor equatorial até o frio subtropical. A falta de luminosidade acarreta o amarelamento das folhas. Multiplica-se por estaquia ou sementes.

Materias usados para observar a folha

Para analisar essa folha usamos uma lamina, uma lamínula, uma pinça de madeira, uma lamina de corte, um microscópio e uma folha de monguba.

Experimento: com a pinça de madeira enrolamos a folha na pinça, tiramos uma película bem fina da parte abacial da folha. Colocamos a amostra na lamina com um pingo de água destilada e na superfície da amostra colocamos a lamínula; seguindo com o experimento colocamos no microscópio ligando ajustando luzes e parafusos macrometro e micrometro para visualização da amostra, nesse experimento usamos objetiva vermelha 4x em seguida a objetiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com