TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Dos Gametas Masculinos E Femininos

Dissertações: Função Dos Gametas Masculinos E Femininos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  5.387 Visualizações

Página 1 de 2

Os gâmetas são as células reprodutoras. Estas células são haplóides e por este motivo contêm apenas metade do material genético, que após a fecundação irá ser partilhado com outra semelhante.

* Óvulo - É a célula reprodutora feminina. O óvulo tem forma esférica, mede cerca de 1mm, e é constituído por núcleo, citoplasma e membrana plasmática, bem como qualquer outra célula. Por sua vez, a membrana plasmática está envolta numa membrana vitelínica, camada de glicoproteínas, revestida por células foliculares ovarianas que nutrem o ovócito (fase prematura do óvulo), chamada a zona pelúcida. São estas células foliculares que protegem o óvulo de choques e que permitem a entrada de um só espermatozoide no óvulo. No citoplasma encontam-se os granulos corticais, pequenas bolsas que contêm enzimas digestivas. Após a fecundação estas enzimas libertam-se para o exterior da membrana, alterando as glicoproteínas que perdem a capacidade de se ligarem a outros espermatozóides.

Fonte: http://br.photaki.com/picture-ovulo-humano-concepcao-esperma-concepcao-esperma_150951.htm

http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2004/2ano/gravidez/fases.htm

* Espermatozóide - É a célula reprodutora masculina. É uma célula leve e a única móvel que pode movimentar-se a uma velocidade que chega aos 4mm/min. O seu corpo diferencia-se em cabeça, peça intermediária e flagelo. Na cabeça encontra-se o núcleo que contém metade dos cromossomas. É ainda na cabeça que se encontram vesículas com enzimas, acrossoma, que facilitam a penetração do espermatozóide no óvulo. Na membrana plasmática dos espermatozóides estão presentes proteínas que, ao entrar em contacto com as proteínas presentes na membrana do gâmeta feminino, fundem-se alterando a permeabilidade da membrana do óvulo. É a peça intermediária a responsável pelo movimento do flagelo, que impulsiona o espermatozóide pelo aparelho reprodutor feminino, uma vez que contém mitocôndrias, produtoras de adenosina trifosfato. Os espermatozóides movimentam-se num fluido produzido nas glândulas seminais e na próstata que é libertado no momento da ejaculação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com