TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Componentes Da célula Vegetal

Trabalho Universitário: Funções Componentes Da célula Vegetal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

• Parede celular: Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, formando a parede celulósica. A função primordial dessa estrutura é conferir resistência e proteção celular.

• Membrana Plasmática: A função da membrana plasmática em todas as células é o controle osmótico e de entrada de substâncias. A membrana plasmática possui uma permeabilidade seletiva, que permite a entrada e a saída de substâncias de acordo com o tamanho e com a necessidade da célula.

• Poros: Os poros são como portas que permitem a comunicação entre as células.Através dos poros a água,e nutrientes passam de uma célula a outra.

• Citoplasma: É onde se localizam as mitocôndrias e o citoesqueleto, este mantendo a consistência e a forma da célula. É também o local de armazenamento de substâncias químicas indispensáveis à vida. As reações metabólicas vitais têm lugar neste compartimento celular.

• Vacúolo: O vacúolo é um espaço grande presente na célula vegetal. Neste espaço, que é uma espécie de bolsa, há um fluido aquoso conhecido como suco celular. Além de atuarem como reservatório de substâncias, o vacúolo também faz a regulação das trocas de água que ocorrem no processo de osmose. Também é responsável por manter a pressão hidrostática no interior da célula vegetal.

• Mitocôndria: Para obter energia, a célula obrigatoriamente precisa de glicose. A mitocôndria tem a função de quebrar a glicose introduzindo oxigênio no carbono, o que resta é o gás carbônico, que sairá através da expiração. Este processo realizado por esta importante organela celular é conhecido como respiração celular. Para que as células possam desempenhar suas funções normalmente, elas dependem de várias reações químicas que ocorrem dentro da mitocôndria. Assim, quanto mais a célula necessitar de energia para realizar suas funções vitais, mais mitocôndrias ela produzirá.

• Retículo endoplasmático liso: É constituído por duas membranas e facilita reações enzimáticas, já que as enzimas se aderem à sua membrana, sintetiza lipidios (triglicerídeos, fosfolipideos e esteróides), regula a pressão osmótica (armazenando substâncias em sua cavidade), atua no transporte de substâncias (comunicando-se com a carioteca e com a membrana celular).

• Retículo endoplasmático rugoso: O retículo endoplasmático rugoso possui ribossomos aderidos do lado externo e além de desempenhar todas as funções do retículo liso ele ainda sintetiza proteínas, devido a presença de ribossomos.

• Ribossomos: Estão presentes em todos os tipos celulares (são pequenos grânulos formados por um tipo de RNA específico) e são responsáveis pela síntese de proteína.

• Polirribossomo: Os polirribossomos, também chamados polissomos, correspondem ao conjunto de vários ribossomos associados a um RNA mensageiro durante a etapa de tradução no processo de síntese protéica. Cada um dos ribossomos da “fila” atravessa a molécula de RNA mensageiro, efetuando a leitura que resulta na produção de uma proteína específica, ditada pela sequência de DNA correspondente. A presença de vários ribossomos em uma mesma molécula de RNA tem a função de aumentar a velocidade do processo de produção de moléculas de proteína.

• Filamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com