TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Do Sistema Nervoso

Casos: Funções Do Sistema Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

01- Qual a função do cerebelo?

A função básica do cerebelo é coordernar os movimentos. É ele quem coordena a força, harmonia, ritmo, sequência, sinergismo e antagonismo dos movimentos. O cerebelo é dividido filogeneticamente em:

Arquiocerebelo: Surge com o aparecimento dos vertebrados mais primitivos. Ele está ligado à manutenção do equilíbrio. E é relacionado a motricidade reflexa.

Paleocerebelo: Surgiu mais recentemente. Ele recebe informações que o ajudam na regulação do tônus muscular e da postura. E é relacionado com a motricidade automática.

Neocerebelo: Surgiu com os mamíferos que desenvolvem movimentos mais delicados e assimétricos. O Neocerebelo coordena os movimentos voluntários, comparando a intenção e a execução dos mesmos, podendo ajustá-los se necessário. A função de coordenação dos movimentos feita pelo cerebelo chama-se taxia.

02- Escreva a função do mesencéfalo.

O mesencéfalo é uma formação, situada entre os hemisférios cerebrais e a ponte, sendo também chamado de pedúnculo cerebral. Essa parte é a porção mais cranial do tronco encefálico. Esta é uma área muito importante, pois é por onde passam todos os estímulos que saem e vão para o cérebro, além de conter diversas estruturas que controlam a postura e ativação do córtex cerebral.

O SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. Assim, é responsável pela integração do organismo com o seu meio ambiente. É formado, basicamente, por células nervosas, que se interconectam de forma específica e precisa, formando os chamados circuitos neurais. Através desses circuitos, o organismo é capaz de produzir respostas estereotipadas que constituem os comportamentos fixos e invariantes (por exemplo, os reflexos), ou então, produzir comportamentos variáveis em maior ou menor grau.

Todo ser vivo dotado de um sistema nervoso é capaz de modificar o seu comportamento em função de experiências passadas. Essa modificação comportamental é chamada de aprendizado, e ocorre no sistema nervoso central através da propriedade chamada plasticidade cerebral.

O Sistema Nervoso é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e o Sistema Nervoso Periférico (SNP)

O SNC recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. É dividido em duas partes principais: o encéfalo e a medula espinhal (não confundir com medula óssea). Em uma pessoa adulta, o encéfalo pesa entre 1.3 à 1.4 kg. O encéfalo contém aproximadamente 100 bilhões de células nervosas (neurônios) e trilhões de "células de suporte" chamadas de glia (ou gliais). A medula espinhal tem 43 cm de comprimento numa pessoa adulta do sexo feminino; 45 cm numa do sexo masculino e pesa cerca de 35 a 40 gramas.

O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é constituído pelos nervos e gânglios nervosos e sua função é conectar o sistema nervoso central às diversas partes do corpo.

O SNP carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com