TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do sistema nervoso

Pesquisas Acadêmicas: Funções do sistema nervoso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO:

O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema.

Seu cérebro é o órgão mais importante de seu corpo. Ele controla tudo o que você faz seus movimentos, seus pensamentos e sua memória. Muitas vezes ele não age diretamente, mas pode controlar pequenas quantidades de substâncias químicas do sangue, que, por sua vez, têm um forte efeito sobre outra parte do corpo.

DESENVOLVIMENTO:

Neurônio

O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.

Neurônio

O neurônio, como já foi dito, é a célula fundamental do Sistema Nervoso Central, responsável por todas as funções do SNC. Essa célula tem essa impressionante capacidade porque tem uma habilidade especial: consegue conduzir informações de uma parte do SNC até outra, de um neurônio a outro.

Dentro do neurônio, para conseguir passar a mensagem, o neurônio cria uma corrente elétrica. Já para conseguir passar a informação para o segundo neurônio, o primeiro manda um mensageiro químico. O primeiro processo, elétrico e dentro do neurônio, chamamos de potencial de ação e o segundo, químico e de um neurônio para outro, chamamos de sinapse.

Potencial de Ação.

A corrente elétrica criada pelo neurônio para passar as mensagens neurais é um fenômeno físico e químico. Para estuda-lo, devemos antes compreender a estrutura da membrana de um neurônio. Na membrana celular do neurônio existe a presença de uma estrutura protéica chamada bomba de Na/K que tem uma função de jogar constantemente íons Na para fora do neurônio e íons K para dentro. Para cada 3 íons Na jogados fora a bomba coloca 2 íons K para dentro. Tanto o Na quanto o K são íons positivos, ou seja, possuem cargas elétricas positivas. Assim a bomba tende a acumular mais cargas positivas fora do neurônio. Além disso, a membrana possui canais para a entrada e saída de Na e K. Enquanto os canais de Na permanecem fechados quando o neurônio esta em repouso, os canais de K ficam todo o tempo aberto, oque eu mais facilita a saída de cargas positivas da célula. Também na membrana celular do neurônio existem proteínas voltadas para o interior do neurônio que são carregadas negativamente.

Sinapse

A sinapse ocorre para que a informação ou mensagem passe de um neurônio para outro, dentro das vias neurais, como já foi explicado. Nós vimos que o potencial de ação é um fenômeno elétrico. Já a sinapse é química. Basicamente quando o primeiro neurônio quer passar uma informação para um segundo neurônio ele envia uma substância química para o segundo neurônio. Essa substância é chamada de neurotransmissor e a passagem da mensagem, através do neurotransmissor, de um neurônio a outro é chamada de sinapse.

Principais neurotransmissores.

1. Dopamina:

Está presente no tronco cerebral, nos gânglios da base e no córtex. Estão envolvidas com movimento, memória, emoções e prazer; sua diminuição no SNC leva a problemas motores, como catatonia e sintomas de Parkinson como tremedeira e rigidez muscular. Já seu excesso está ligado a quadros de alucinação e delírio, como na esquizofrenia, agitação motora e aumento da vigília.

2. Noradrenalina:

Presente no tronco cerebral e diencéfalo. Está envolvida com emoções, como medo e ansiedade, além de ser responsável pela vigília e pelo ato de acordar.

3. Serotonina:

Presente no tronco cerebral e diencéfalo, além do córtex. Está envolvida com ansiedade, bom humor e depressão, sono e regulação da fome; seu excesso pode estar ligado a quadros de alucinação, irritabilidade e ansiedade. Já sua falta leva a depressão e fome.

4. Acetilcolina.

Está presente no hipocampo, gânglios da base e córtex. Está envolvida com definições de movimento e memória. Seu excesso está ligado a sintomas do Parkinson como tremedeira e sua falta a amnésias e demências.

5. Glutamato:

Neurotransmissor descoberto mais recentemente, aparece no córtex e diencéfalo. Está ligado a vigília, movimentos e medo.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL:

É dividido em: cérebro, cerebelo, ponte, bulbo e medula espinhal.

Cérebro:

Embora pareça muito simples, o cérebro é imensamente complicado. E uma massa de tecido esbranquiçado, bastante mole ao tato, que ocupa cerca de metade do volume da cabeça. Fica posicionado no alto da cabeça, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo para trás e para a parte inferior da cabeça.

O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnoide.

Por ser um órgão tão importante, o cérebro precisa de boa proteção contra acidentes. Ficando em pé, o ser humano mantém o cérebro e a cabeça afastados de choques e batidas. Mesmo assim, é necessária uma proteção muito confiável. Por isso o cérebro fica alojado no crânio, uma dura caixa óssea.

A estrutura do encéfalo

O encéfalo se parece com uma noz grande, de cor rosa clara. Sua superfície é profundamente enrugada e cheia de dobras, e sua parte superior está quase dividida em duas partes por um sulco muito profundo. Essa superfície enrugada ocupa a maior parte do encéfalo e é chamada de cérebro. Na maioria dos animais o cérebro é bem pequeno, mas no homem ele cresceu tanto que cobre todo o resto do encéfalo.

têm um forte efeito sobre outra parte do corpo.

Cerebelo:

Localiza-se abaixo do cérebro. Coordena, com o cérebro, os movimentos do corpo. É responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com