TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GASTRULAÇÃO EM VERTEBRADOS

Trabalho Universitário: GASTRULAÇÃO EM VERTEBRADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  986 Visualizações

Página 1 de 2

Os padrões de desenvolvimentos da gastrulação variam muito no reino animal, como se observa atualmente nos vertebrados que os repteis e nas aves, a solução dos amniotas difere mais radicalmente do tipo primitivo do que a dos elasmobrânquios. Então, como isso, a gastrulação é o processo altamente integrado durante o qual as células e tecidos movimentam e onde as células da blástula são dramaticamente reorganizadas. Onde a blástula tem numerosa células onde a posição foi durante a clivagem.

DESENVOLVIMENTO

Os amniotas ancestrais como os tubarões, se desenvolveram um ovo rico em vitelo e defrontou-se com problemas semelhantes com relação à gastrulação. Foi então o ovo macrolécito ocorreu independentemente, nos dois grupos, e as soluções encontradas foram diferentes. Assim, nos peixes cartilaginosos, ocorre a invaginação de tecidos endodérmicos no bordo do blastoderma, sendo que está área marginal é utilizada como o lábio do blastóporo. Os amniotas utilizam o bordo o disco para formar o ectoderma e, provavelmente maior parte do endoderma extraembrionários, mais a formação do mesoderma e provavelmente maior parte do endoderma ocorre somente na parte central da área de formação do embrião. O tecido da notocorda localiza-se, a principio, na frente da linha primitiva; ele desloca-se para trás, penetra linha primitivo adnentro, pela extremidade anterior desta e dirige-se, então para a frente na linha mediana sob sua posição externa original. Aqui, suas células formam a notocorda definitiva, que se alonga. A notocorda cresce em direção a região posterior sob o ectoderma neural. À medida que se alonga, a notocorda vai incorporando material da extremidade anterior da área inicialmente ocupada pela linha primitiva, em quanto que em ambos os lados da linha primitiva se diferenciam tecidos mesodérmicos. A linha primitiva, consequentemente, torna-se progressivamente menor na parte anterior.

CONCLUSÃO

Diante do exposto sobre elaboração de um texto sobre a gastrulação nos vertebrados. E que o desenvolvimento de um ovo macrolécito ocorreu independentemente, nos dois grupos, e as soluções encontradas forma diferentes. Um organismo e que, o organismo com ovos telolécitos e o vitelo começar a interferir e o movimento são e mínimo, e tem seu inicio próximo ao equador da blástula. Contudo, com o continuo alongamento do blastoderma, a parte posterior da linha permanece ativa por muito tempo, e outros tecidos mesodérmicos nela penetram, dos dois lados, para formar a região posterior do corpo.

REFERENCIAS:

ENRIQUE. Hugo, Biologia do Desenvolvimento Animal Comparado. Cadernos CB virtual 4, Pag. 127 a 128

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com