TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GD DE FISIOLOGIA: FREDERICO SOUZA LEÃO BRAZ DE MATOS

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

GD DE FISIOLOGIA

FREDERICO SOUZA LEÃO BRAZ DE MATOS

  1. Por que uma hemorragia intensa pode provocar o aumento de RVP e isquemia de tecidos periféricos. Explique o mecanismo.

Quando se ocorre a hemorragia intensa, a perda grande e contínua de sangue faz com que o corpo deva agir para dar a volta nessa perda. Dessa forma, um dos mecanismos que ocorre é o aumento da resistência vascular periférica. Com a diminuição do volume sanguíneo, ocorre diminuição da pressão arterial. Dessa forma, o sistema cardiovascular, juntamente com o nervoso simpático tentarão compensar essa perda. Dessa forma, ocorrerá a vasoconstrição, e aumento do ritmo cardíaco, para que a pressão se eleve até seu valor normal novamente. É aí que entra a resistência vascular periférica, que quando ocorre seu aumento, o sangue terá maior dificuldade para alcançar as áreas periféricas do corpo, fazendo com que o coração precise de uma pressão maior. A isquemia de tecidos periféricos, então, pode ser explicada por esse mecanismo, pois pelo aumento da RVP, o sangue terá maior dificuldade para chegar nesses tecidos, diminuindo assim, a oxigenação desses, fazendo com que ocorra a isquemia.

 

  1. Por que indivíduos com diabetes insipidus podem apresentar hipotensão? Cite os tipos de diabetes insipidus.

Porque indivíduos com diabetes insipidus possuem acometimento funcional do hormônio antidiurético (ADH). Dessa forma, nesses indivíduos, esse hormônio terá sua ação prejudicada. Como um de seus efeitos é controlar a perda de água pelo organismo pela micção, nesses indivíduos ocorrerão a diurese excessiva, de modo que ocorra grande perda de água do organismo. Assim, essa perda exagerada de água acometerá todo o corpo, inclusive o sangue, que possui um volume fisiológico de água. Como não há água suficiente no corpo, ocorre a diminuição da volemia, fazendo com que a pressão necessária para bombear o sangue diminua, causando a hipotensão. Em relação aos tipos de diabetes insipidus, são três: Central (problema na produção ou secreção do ADH – hipotálamo e neurohipófise), Nefrogênico (problema no funcionamento do ADH, causado por acometimento renal) e gestacional (ocorre em gestantes, devido a produção de uma enzima pela placenta, a vasopressinase, que degrada o ADH. É considerado fisiológico, pois com o fim da gravidez, é normalizado).

  1. Por que indivíduos com hipertensão benigna, a longo prazo, podem apresentar aumento da RVP e piora do quadro hipertensivo?

Porque nesses indivíduos, devido ao aumento gradual da pressão, com o tempo, pode ocorrer pequenas lesões em pequenos vasos. Dessa forma, ocorre espessamento das paredes arteriolares, estreitando ainda mais a luz do vaso. Com esse estreitamento, o sangue terá maior dificuldade para passar aumentando a RVP, fazendo com que ocorra aumento de pressão arterial e piora do quadro hipertensivo. Esse acometimento é denominado Arterioloesclerose, e ocorre mais comumente em indivíduos com hipertensão benigna.

  1. De que forma a insuficiência renal crônica provoca hipertensão secundária?

Indivíduos que possuem insuficiência renal crônica possuem acometimento da função renal. Assim, com esse acometimento, a taxa de filtração glomerular diminuirá bastante. Dessa forma, o sangue não será efetivamente filtrado e uma grande quantidade de água e sais voltarão para a circulação, provocando a hipertensão secundária. Além disso, nesses indivíduos pode ocorrer ação excessiva do sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona, que fará com que ocorra aumento da retenção de sódio (e consequentemente de água) e vasoconstrição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com