TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioclimatologia E Melhoramento Genético

Trabalho Universitário: Bioclimatologia E Melhoramento Genético. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 8

BIOCLIMATOLOGIA E MELHORAMENTO GENÉTICO

15AGO14

Breve histórico

1725 – o pesquisador ROBERT BAKEWELL

É particularmente notável como o primeiro a implementar sistemática de cruzamentos seletivos de gado . Seus avanços não só levou a melhorias específicas nas ovelhas, gado e cavalos, mas contribuiu para o conhecimento geral de seleção artificial.

Através da formação e evolução das raças criadas de registros genealógicos.

Observou que havia herança genética.

1865 – o pesquisador GREGOR JOHANN MENDEL

A herança mendeliana ou Mendelismo é um conjunto de princípios relacionados à transmissão hereditária das características de um organismo a seus filhos.

Em seus experimentos também cruzou ervilhas, que possuíam sementes amarelas e lisas com ervilhas que possuíam sementes verdes e rugosas.

Consiste na base principal da genética clássica. Originou-se dos trabalhos de Mendel publicados em 1865 e 1866, os quais foram considerados controversos inicialmente, e redescobertos em 1900.

1900 – o pesquisador THOMAS HUNT MORGAN

As teorias de Gregor Mendel tinham sido recentemente redescobertas por volta de 1900 e Morgan estava interessado em testar essas teorias em animais.

Somente quando incorporada à teoria do cromossomo de Morgan em 1915 foi que a Genética mendeliana se tornou a essência da genética clássica.

1945 – 1950 – O melhoramento genético foi aplicado literalmente com:

Tecnologia - avanços na área biotecnológica impulsionaram as pesquisas genéticas, com novas metodologias analíticas na avaliação genética

Registros – massificação de dados na produção em diferentes animais, identificação dos melhores cruzamentos, por consequência maior precisão na escolha;

Melhoramento genético

Definição: é uma tecnologia onde são selecionadas reprodutores de alto valor genético criados em ambiente uniforme cujo o objetivo é aumentar a produtividade do plantel.

Biotecnologias utilizada

Fertilização “ in vitro ”

A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste na colocação, em ambiente laboratorial, (in vitro), de um número significativo de espermatozóides, 50 a 100 mil, ao redor de cada ovócito II, procurando obter pré-embriões de boa qualidade que serão transferidos, posteriormente, para a cavidade uterina.

Inseminação artificial

A Inseminação artificial é uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste na deposição mecânica do sêmen no aparelho genital da fêmea;

Transferência de embrião

É uma técnica na qual se colhe o embrião do útero de uma fêmea e se transfere para o útero de outra. A fêmea da qual colhemos o embrião chamamos de Doadora e a que recebe o embrião de Receptora.

Marcador genético

Marcador genético é uma característica que é capaz de detectar diferenças entre dois ou mais indivíduos ou organismos.

Definições

Gene

É sequência de nucleotídeos do DNA que pode ser transcrita em uma versão de RNA; segmento de um cromossomo a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica, por exemplo, a cor dos olhos

Genótipo ( G )

É a constituição genética de um organismo, isto é, o conjunto de genes alelos que o descendente recebo dos pais.

Fenótipo ( P )

É a aparência, ou seja, a manifestação física do genótipo. O resultado da interação do genótipo com o meio

Seleção

Seleção tem como objetivo retirar o que a de ruim entre os indivíduos por consequência aumentara os melhores.

Interação - ambiente x manejo ( G x A )

Ambiente ( A )

Todo animal guarda no corpo e nos genes as informações sobre o ambiente em que vive. Mudando o ambiente, as informações mudam também.

Manejo animal ( G )

Além de complementar a importância das pastagens e da alimentação, o manejo animal adequado assegura seu bem-estar, a segurança do pessoal envolvido no seu manejo e o rastreamento e a certificação do produto final.

P = G + A + ( G x A )

Observações:

Quanto maior o período de gestação mais rápido terá o melhoramento.

Durante a seleção deve se comparar mesmo : sexo, idade, e peso.

Gene halotano - Uma das preocupações na produção de carne suína, além da quantidade, é a qualidade da mesma. Animais que apresentam o gene do estresse suíno (halotano) apresentam carne pálida, mole e exsudativa (PSE) em heterozigose, e em maior grau em homozigose recessiva, caracterizando a Síndrome do Estresse Suíno.

28AGO14

Gene dominante

É um gene que no estado heterozigótico se expressa com predominância sobre a expressão do gene recessivo. Um indivíduo heterozigoto carrega consigo dois alelos diferentes do mesmo gene.

Gene recessivo

É um gene cuja característica não aparece expressa, no estado heterozigótico. Um gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos (arranjo homozigoto), e só se manifesta na ausência de seu gene contrário " dominante."

Codominância

É um tipo de interação entre alelos de um gene onde não existe relação de dominância, o indivíduo heterozigoto que apresenta dois genes funcionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com