TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoramento Genético Em Lambari

Trabalho Escolar: Melhoramento Genético Em Lambari. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

O Brasil possui um grande potencial de desenvolvimento para a aquicultura, uma vez que detém 13% das reservas mundiais de água doce, e a maior biodiversidade de peixes dulcícolas (RESENDE, OLIVEIRA, LEGAT, RIBEIRO., 2010). Dentre as várias espécies brasileiras com potencial para exploração, o lambari do rabo amarelo (Astyanax altiparanae) possui um bom potencial econômico, pois é utilizado como petisco e isca para a pesca esportiva. A espécie já é estudada e produzida em cativeiro, e aceitam bem rações artificiais, (HAYASHI et al., 2004; MEURER et al., 2005). Existe uma série de programas de melhoramento genético no Brasil, mas a aplicação desta tecnologia em sua maior parte se destina a animais terrestres. O objetivo deste trabalho é avaliar diferentes protocolos de reprodução para A. altiparanae e, ainda, estimar o valor da herdabilidade, por meio do ganho genético entre gerações, através de características como peso e tamanho, em lambari, analisando a viabilidade de um programa de melhoramento genético, que posteriormente possa ser estendido para criações comerciais.

METODOLOGIA

Serão obtidos, em pisciculturas, exemplares adultos com cerca de 4 a 6 meses de vida para formar 4 famílias iniciais, com 50 indivíduos cada, onde a proporção de machos e fêmeas será de 1:1.Os exemplares serão acondicionados em um sistema com 3 caixas d’água de 500 Litros, no Laboratório de Pesquisas em Organismos Aquáticos (Lapoa) PUC GO. Serão arraçoados com ração granulada com 40% de proteína bruta (PB) e granulométrica de 3mm. A reprodução ocorrerá entre os meses de julho a março 2013/2014, por indução. Serão avaliados alguns protocolos de reprodução induzida por hipofisação, já utilizados para outras espécies de peixes, com o objetivo de se determinar um protocolo ideal para o lambari. O método de indução adotado será a hipofisação, onde serão feitas duas aplicações de HC (Hipófise de Carpa), em dosagens diferentes. Os diferentes protocolos serão comparados por meio de análise de variância e testes de comparação de médias, avaliando-se a dose de HC aplicada, o tempo entre a aplicação, a resposta reprodutiva do animal e o volume em ml, de óvulos ou sêmen produzidos, conforme, o sexo do indivíduo. Após a desova e a incubação das larvas, as progênies serão medidas individualmente, sendo avaliadas as seguintes características: Comprimento Padrão (CP), comprimento Total (CT), altura da nadadeira dorsal (AD) e peso dos animais (P). Será formado um grupo de machos e fêmeas, compreendendo 10% dos animais superiores em cada característica.

RESULTADO E ANÁLISE DE DADOS

Baseado em dados promissores de outros projetos, como “Bases tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da aquicultura no Brasil – Aquabrasil”, e como foi observado nos programas de melhoramento genético em tilápia GIFT (Genetically Improved Farming Tilápia), salmão do Pacífico e do Atlântico, truta arco-íris e bagre do canal. Estes programas vêm relatando um potencial de ganho na taxa de crescimento, em média, de 15% por geração. Espera-se, ao final do projeto, estabelecer um protocolo de reprodução adequado para esta espécie e, ainda, determinar parâmetros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com