TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestação

Seminário: Gestação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Seminário  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

GESTAÇÃO

Por meio de estudos já sabemos que fecundação se da através da união do núcleo do espermatozoide ,onde libera enzimas que destroem o envoltório celular, entretanto para o interior do ovulo que também produz um envoltório que impede a entrada de outro espermatozoide . E que após a fecundação o ovo forma o zigoto e esse zigoto se divide em duas partes e depois por quatro células , e assim por diante ate formar o blastócito . Esse blastócito vai se prender a parede do útero , dando origem ao embrião .

A mucosa uterina se desenvolve ao redor do embrião e forma-se a placenta, que tem por origem proteger, oxigenar e nutrir esse embrião e o feto. E essa comunicação entre a placenta e o embrião se da através do cordão umbilical. (M.R.Vitolo).

Dentro da placenta existe o liquido aminiótico e sua função é proteger o feto de toda agressão externa , podendo ser mecânica (traumas ), como orgânica ( bactérias e infecções ). Esse liquido aminiótico consiste de células epiteliais fetais descamadas e quantidades aproximadamente iguais a sais orgânicos e inorgânicos , em cerca de 99 % de agua . Sendo que a metade dos constituinte orgânicos são formados por proteína e a outra metade de carboidratos, gorduras e enzimas, hormônios e pigmentos. Com o avanço da gravidez , a composição desse liquido vai se alterando com a adição das excreções fetais (mecônio e urina ). (Christensen e Van Winkle, 1995).

O período gestacional ( normal ) é constituído de 40 semanas, mais é heterogenio em seus aspectos fisiológicos, metabólicos e nutricionais.

No primeiro trimestre gestacional, se caracteriza pelas modificações biológicas por causa da divisão celular.

A vida , saúde e a nutrição desse embrião, vai depender das condição nutricional pré getacional da mãe, pois essa gestante devera estar com suas reservas energéticas apta a receber esse embrião, assim também seu aporte de vitaminas, minerais e oligoelementos deverão estar aptos no seu organismo.

Mais também nesse período, a mulher por sua vez, terá uma nova fase hormonal, sofrera manifestações de enjoos e vômitos , que a submetem á privação alimentar, mas que não acarretam prejuízos para o feto mesmo que essa mãe passe a biscoito e agua e que perca peso dentro do limite considerado adequado (M.R.Vitolo).

Essa mulher quando entra no segundo e terceiro trimestre, entram em outra etapa gestacional, onde que as condições ambientais vão exercer influencia direta no estado nutricional do feto.

A ingestão de nutrientes, o ganho de peso, o fatoe emocional, estilo de vida dessa gestante serão fatores determinantes para o crescimento e desenvolvimento desse feto. (King,2000).

A transferência d nutrientes pela placenta, depende do gradiente de concentração no plasma materno, assim também como da perfusão adequada do fluxo sanguíneo placentário .A velocidade de trasferencia de nutrientes aumenta seis vezes do inicio até o final da gravidez.

Os eletrólitos (Na,K,CL), ácidos graxos livres, gases (O2,CO2), e vitaminas lipossolúveis atravessam a placenta por meio de difusão simples os carboidratos por difusão facilitada e os aminoácidos , vitaminas hidrossolúveis , cálcio , sódio , ferro por transporte ativo . (Mc Ganity e Van Hook,1999).

As células fetais necessitam de energia e insulina, entretanto como a insulina materna não atravessa a membrana placentária , e nas primeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com