TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestação

Trabalho Escolar: Gestação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 10

O período de crescimento intrauterino é de vital importância para o ser humano. É quando se observa maior velocidade de crescimento. Ao final da 8ª semana após a fertilização (cerca da 12ª semana de gestação), termina o período embrionário e o concepto já apresenta a forma humana com braços e pernas, um coração que bate e um sistema nervoso que mostra sinais de início de respostas reflexas ao estímulo táctil. Após essa afirmação, assinale a alternativa correta:

a.

O controle pré-natal periódico deve iniciar no segundo trimestre e, durante toda a gestação, é fundamental para identificar os fatores de risco do retardo de crescimento intrauterino.

b.

Neste período de maior velocidade de crescimento, ocorre o aumento natural da defesa do feto contra os riscos externos (agentes infecciosos, má nutrição materna, uso pela mãe de tabaco e outras drogas, insuficiente irrigação placentária, enfermidades maternas, entre outros), pois a placenta forma uma barreira contra as agressões externas.

c.

Em termos de Saúde Pública, não é recomendada a intervenção com o objetivo de se trabalhar na prevenção do baixo peso. Ao nascer, deve-se investir numa boa cobertura e atenção após o nascimento do bebê para que ele ganhe peso.

d.

Os bebês de baixo peso, ao nascer, podem ser apenas bebês prematuros, assim classificados porque completaram seu tempo normal de gestação e, portanto, seu crescimento intrauterino foi menor do que o esperado, sendo chamados de bebês com peso adequado para a idade gestacional (AIG).

e.

É neste período, de maior velocidade de crescimento, que os riscos externos (agentes infecciosos, má nutrição materna, uso pela mãe de tabaco e outras drogas, insuficiente irrigação placentária, enfermidades maternas, entre outros) de agressão para o feto são maiores, mais graves e com repercussões mais generalizadas.

0,5 pontos

Pergunta 2

A ciência do envelhecimento tem sobre si a responsabilidade de ser o centro do qual emanam suas ramificações – gerontologia social, gerontologia biomédica e geriatria –, que, em conjunto, atuam sobre os múltiplos aspectos do fenômeno do envelhecimento e suas consequências. Assim, podemos afirmar que:

a.

O critério cronológico não deve ser adotado nos trabalhos científicos, devido à dificuldade de definir a idade biológica. Esse fato tem como uma das causas determinantes as visões contraditórias sobre o início do processo de envelhecimento.

b.

As manifestações da velhice são bem evidenciáveis, e isso também se pode afirmar a respeito de elas serem exclusivamente dependentes do envelhecimento primário ou senescência, ou se seriam resultantes de outros fatores, que, em seu conjunto, tornam difícil a mensuração da idade biológica.

c.

É importante assinalar o conceito de idade funcional, que não possui relação com a idade biológica e pode ser definida como grau de conservação do nível de capacidade adaptativa em comparação com a idade cronológica.

d.

A geriatria tem sob seu domínio os aspectos curativos e preventivos da atenção à saúde. Estabelece uma relação estreita com disciplinas da área médica, como neurologia, cardiologia, psiquiatria, pneumologia, entre outras, dando origem à criação de subespecialidades, como neurogeriatria, psicogeriatria, cardiogeriatria, neuropsicogeriatria etc.

e.

Ao falarmos de envelhecimento, consideramos que o conceito de idade psicológica não se assemelha ao significado da idade biológica, mas se refere à relação que existe entre a idade cronológica e as capacidades, tais como percepção, aprendizagem e memória, as quais prenunciam o potencial de funcionamento futuro do indivíduo.

0,5 pontos

Pergunta 3

Piaget foi um dos maiores estudiosos nas inter-relações entre a motricidade e a percepção, em que relacionou a percepção visual com a motricidade do globo ocular, notando que a percepção surge primeiro e pouco definida com os objetos em movimento e, tardiamente, ocorre o movimento dos olhos que acompanha a velocidade dos objetos, classificando e precisando a percepção por meio de uma ampla experimentação. Considera que a motricidade interfere na inteligência, antes da aquisição da linguagem. Assim, considerando as inter-relações entre motricidade e percepção, podemos afirmar que:

a.

Piaget foi um dos autores que mais estudou as inter-relações entre a psicomotricidade e a percepção, por ampla experimentação.

b.

Segundo Piaget, “a inteligência verbal ou reflexiva repousa numa inteligência motora ou prática, não estando nesse momento relacionada à questão sensório, que, por seu lado, se apoia nos hábitos e associações adquiridas para recombinar”.

c.

O desenvolvimento mental se constrói paulatinamente, no qual há um equilíbrio estático entre a passagem de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior.

d.

A motricidade tem a sua origem na história social do homem, ela é a base da atividade no trabalho e na comunicação. As intenções e as necessidades são fatores invariantes e implicadores da motricidade, independente da obtenção de um fim ou de um resultado.

e.

Piaget descreve a importância do período sensório-motor e da motricidade, principalmente após a aquisição da linguagem, no desenvolvimento da inteligência.

0,5 pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com