TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Hospitalar

Exames: Gestão Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivos principais entender os meios de comunicação, e os diversos tipos de atendimento, por tanto, foi realizado varias pesquisas bibliográficas.

Comunicar é pensar, respirar fundo e ter humildade e sabedoria para lidar com todo tipo de situação, é saber se expressar no gesto, na ação, na atitude ou no silêncio, ele pode dizer mais que palavras, um olhar machucar mais que uma ação.

Seja no dia a dia da vida cotidiana ou no trabalho saber usar as palavras é fundamental para se ter a boa relação, principalmente na área da saúde onde lidamos com pessoas que estão frágeis em busca de um bom atendimento, onde uma palavra amiga pode ser fundamental para dá forças e esperanças a quem naquele momento mais necessita.

6. COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

O desenvolvimento rápido da tecnologia média, a grande expansão dos conhecimentos, a ampliação progressiva do campo de atuação dos agentes de saúde, a acentuada diversificação das especialidades médicas transformam o hospital em instituição bastante dinâmica.

As mudanças nas relações sociais desenham um novo modelo de organização pronta para escolher um modelo de cidadão, protegido por leis que disciplinam a prestação de serviços, sem distinção entre os segmentos públicos ou privados. Nesse contexto a preocupação das organizações deve ir além do aspecto normativo, burocrático e funcional. Exige-se que tenham consciência de seu papel social e que entendam que por detrás da organização existe o sujeito, a pessoa, em razão da qual se constituem e vivem todas as estruturas sociais. Em tempos de intenso avanço tecnológico, impõe-se a necessidade de recuperar o sentido do humano e do democrático em todos os níveis de relacionamento.

Essa preocupação deve estar presente em qualquer projeto concreto, inclusive naqueles que dizem respeito à comunicação interna e externa das organizações de saúde.

De tal modo, a comunicação assume papel relevante e estratégico, sendo considerado motivo de sucesso da atividade como conjunto de crenças e valores específicos de uma determinada organização.

Nesse sentido, a comunicação passou a ser elemento estratégico, considerado como instrumento de preservação e fortalecimento da imagem, indispensável, ainda para agregar valor à conquista da competitividade.

Por lado, o cotidiano dos hospitais, demonstra que comunicar não se constitui numa atividade fácil, visto as ações envolvidas em geral um caráter instrumental e fragmentado, não atingindo os objetivos porque não chega aos interlocutores de modo claro, objetivo e especifico.

Assim é importante ressaltar que não se trata apenas de criar espaços para informações circularem, mas que sejam recepcionadas eficientemente pelos distintos públicos. Comunicar-se sempre é um processo e se essa idéia for desconsiderada, tende-se ao fracasso, a frustração, ansiedade, insegurança e a ineficiência nos relacionamentos internam e externos.

Desse modo, a comunicação remete para a concepção de um projeto, de ações envolventes e simultâneas, integradoras, focadas nos diversos públicos, com utilização de instrumentos e linguagem apropriados vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com