TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glandula Supra Renal

Ensaios: Glandula Supra Renal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 5

GLÂNDULA SUPRA-RENAL

Características

As glândulas supra-renais tem importante papel no sistema endócrino, sintetizando e liberando diversos tipos de hormônios. Elas são dois pequenos órgãos com a forma de uma pirâmide com cerca de 3 cm de largura, 5 cm de altura e 3 cm de espessura. Ambas as glândulas situam-se na parte superior de cada rim, de tal forma que o revestem como um manto daí a sua denominação.

As duas glândulas supra-renais encontram-se envolvidas numa cápsula de tecido conjuntivo rodeada de tecido adiposo, membranas e ligamentos que fixam o órgão na sua posição. Na parte inferior, é possível distinguir duas partes completamente distinta: o córtex e a medula.

O córtex supra-renal, que se encontra imediatamente por baixo da cápsula, constituindo grande parte da glândula, é uma espessa camada de tecido formado por células epiteliais que fabricam hormônios, normalmente conhecidas como esteroides, ou mais concretamente corticosteroides. De fato, o córtex é composto por três diferentes camadas de tecido, uma mais externa, denominada zona glomerulosa, outra intermédia, denominada zona fasciculada, e outra mais interna, designada zona reticular. Cada uma destas zonas do córtex supra-renal produz hormônios diferentes, com funções bem distintas.

A medula supra-renal, que ocupa a região central da glândula, composta por um tecido do tipo nervoso, englobando células especializadas na produção de hormônios, cuja secreção é controlada pela atividade do sistema nervoso autónomo.

As supra-renais, também conhecidas com adrenais, são duas glândulas, que como diz o nome, localizam-se em cima dos rins. A suprarrenal direita tem formato triangular, enquanto a esquerda tem a forma de meia-lua. São principalmente responsáveis pela liberação de hormônios em resposta ao estresse através da síntese e liberação de hormonas corticosteroides, como o cortisol e de catecolaminas, como a adrenalina ou epinefrina. As supra-renais afetam o funcionamento dos rins através da secreção da aldosterona, um hormônio envolvido na regulação da osmolaridade do plasma sanguíneo.

Hormônios

As adrenais exercem importantes funções no organismo através da produção de hormônios.

Medula

A medula da supra-renal é responsável pela produção dos seguintes hormônios: adrenalina, dopamina, β-endorfina, adrenomedulina, catecolaminas, noradrenalina, androgênios e estrogênios.

Adrenalina: É chamado o hormônio de fuga ou luta. Quando liberado promove aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, do aporte de sangue para os músculos, aumenta a glicose disponível para as células e dilata as pupilas. Se o cortisol prepara o corpo para aguentar o estresse, a adrenalina promove os meios para o corpo atacar ou fugir do mesmo.

Dopamina: Reduz a frequência cardíaca, aumentando a condutância periférica total levando ao aumento de fluxo tecidual e, consequentemente, a queda da pressão diastólica. Uma associação de dopamina e adrenalina promove aumento da pressão sistólica, diminuição da pressão diastólica e bronco dilatação. Qualquer sobrecarga é vencida pela resposta dada pela supra-renal.

β-endorfina: Estimula sistema anti-algésico, inibe a memória e diminui o aprendizado.

Adrenomedulina: Aumenta a condutância periférica total, promove vasodilatação ampla e aumento do fluxo tecidual (ação semelhante a da dopamina).

Catecolaminas: As catecolaminas exibem efeitos excitatórios e inibitórios tais como, a estimulação respiração e aumento da atividade psicomotora. Os efeitos excitatórios são exercidos nas células dos músculos lisos. A função cardíaca também esta sujeito aos efeitos excitatórios, que levam a um aumento dos batimentos cardíacos e da força de contração. Os efeitos inibitórios, ao contrario, são exercidos nas células dos músculos lisos na parede do estomago, nas árvores brônquicas dos pulmões e nos vasos que fornecem sangue ao musculo esqueléticos.

Noradrenalina: é liberada em doses mais ou menos constantes pela medula adrenal, independentemente da liberação de adrenalina. Sua principal função é manter a pressão sanguínea em níveis normais.

Androgênios e estrogênios: São respectivamente os hormônios masculinos e femininos.

Córtex

O córtex

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com