TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiência Renal Aguda

Dissertações: Insuficiência Renal Aguda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução: Há uma alta incidência de internação hospitalar entre os lactentes, sendo os problemas respiratórios a principal causa de internação; contudo, outras doenças, como a desnutrição e a anemia, também podem acometê-los.

Objetivos: Traçar o perfil clínico e nutricional de pacientes menores de 2 anos internados em hospital pediátrico de referência do estado da Paraíba, detectando a prevalência de desnutrição e anemia e correlacionando a presença de déficit nutricional com as variáveis gênero e idade.

Material e método: Esta foi uma pesquisa descritiva de caráter transversal, envolvendo 50 menores de 2 anos, internados na clínica médica, durante os meses de abril e maio de 2013. Foram coletadas na admissão diagnóstico, sinais e sintomas, valores de hemoglobina, bem como, medidas antropométricas para a avaliação nutricional, utilizando os indicadores peso-para-idade (P/I), estatura-para-idade (E/I), peso-para-estatura (P/E) e IMC-para-idade (IMC/I) e a classificação nutricional descrita pela Organização Mundial de Saúde (2006). Para a análise dos dados foi utilizado o software estatístico SPSS na versão 20.0 e foi considerada diferença significativa quando o valor de p foi menor que 0,05.

Resultados: Observou-se uma maior incidência de internamento de lactentes do gênero masculino (68%), com menos de seis meses de idade (74%). No que se refere ao estado nutricional, foi encontrada a partir dos indicadores E/I, P/I, P/E e IMC/I que 30,6%, 28,5%, 12,2% e 16,3%, da amostra apresentou déficit nutricional, respectivamente. A anemia esteve presente em mais da metade dos lactentes (57%) e a pneumonia associada com outras doenças, acometeu mais de 2/3 desses, o que constituiu a maior causa de internamento. Correlacionando a presença de déficit nutricional com as variáveis demográficas, foi verificado que não houve diferença significativa entre os gêneros (p> 0,05). No entanto, o problema foi significativamente maior (p< 0,05) entre os menores de 4 meses para todos os indicadores, exceto pelo E/I.

Conclusão: Além de ser um fator agravante para a permanência hospitalar, a desnutrição ainda é uma das causas de mortalidade mais comuns entre crianças de todo o mundo. Portanto, conclui-se que é necessário criar estratégias de intervenção nutricional a fim de identificar os problemas nutricionais precocemente, verificar as relações desses com o ambiente, alimentação e morbidades, e identificar as possíveis causas de comprometimento nutricional, podendo reduzir o tempo de internamento, melhorando a qualidade de vida destes pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com