TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HPV – Papilomavírus Humano

Por:   •  17/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

HPV – Papilomavírus humano

Sintomas

A infecção causada pelo HPV pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas na pele e nas mucosas, frequentemente na região genital.

Identificação do vírus

Por meio de coleta da amostra e análise laboratorial, é possível identificar o tipo do vírus

HPV e câncer

Nos casos os quais a infecção persiste e, especialmente, é causada por um tipo viral oncogênico, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões precursoras, que se não forem identificadas e tratadas podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, mas também na vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca. Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos.

Transmissão

A transmissão do HPV se dá através do contato sexual desprotegido com o indivíduo infectado com o vírus. Embora seja menos comum, é possível adquirir a doença caso haja contato da pele ou mucosa não-integra com algum material contaminado.

Mesmo sem haver sintomas visíveis, um indivíduo pode contaminar outros.

Tratamento

Em algumas pessoas o HPV cura-se sozinho devido a uma remissão espontânea do vírus.

É possível realizar cauterização ou aplicação de pomadas para eliminação das verrugas.

Quando o sistema imunológico do paciente não consegue eliminar o HPV por conta própria, o paciente fica contaminado por toda a vida.

Vacinação

Em 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) lançou uma campanha nacional para imunizar meninas de 11 a 13 anos contra o HPV. A vacina aplicada no Brasil é a quadrivalente, recomendada pela Organização Mundial da Saúde, protegendo o indivíduo dos tipos 6, 11, 16 e 18 da doença em 3 doses.

Em 2017, a vacina contra HPV passa a ser oferecida, em todo o Brasil, para os meninos na faixa etária de 12 a 13 anos e meninas entre 9 e 14 anos em 2 doses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com