TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviços prestados pelo Centro de Hematologia e Hematoterapia de Santa Catarina (HEMOSC)

Artigo: Serviços prestados pelo Centro de Hematologia e Hematoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Artigo  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente trabalho relata a visita realizada no dia quatro de outubro de dois mil e treze ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) sob orientação das professoras Juliana e Diana, no qual fomos recebidos pela assistente social, funcionária da instituição que nos relatou uma breve história da fundação da instituição, algumas rotinas de funcionamento e os tipos de serviços realizados.

Como se trata de uma instituição que presta serviços específicos de sangue e seus componentes hemoderivados, serão abordadas neste trabalho as etapas para a realização de coleta dos mesmos, alem de outros serviços específicos da unidade, o papel da enfermagem neste o processo e as políticas de saúde públicas específicas que fiscalizam e regulamentam estes serviços.

De acordo com a portaria da ANVISA nº 127, de 08 de dezembro de 1995 que nos traz o conceito de Hemocentro, define que:

“Estrutura de âmbito central, localizada preferencialmente na capital, com a finalidade de prestar assistência e apoio hemoterápico à rede de serviços de saúde, inclusive os serviços de maior complexidade e tecnologia. Deverá prestar serviços de ensino e pesquisa, de controle de qualidade, de suporte técnico, de formação de recursos humanos e de integração das instituições públicas e filantrópicas; definir juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde, o Sistema Estadual de Sangue e sua descentralização; promover junto à Secretaria Estadual de Saúde, através da Vigilância Sanitária, mecanismos que permitam desenvolver as ações de coleta de sangue, sua utilização e a distribuição de componentes sanguíneos, e ainda, a irradiação de normas técnicas adequadas e seguras.”

Quanto à história de fundação da instituição no estado de Santa Catarina, teve início no ano de 1960 onde foi criado um banco de sangue em Florianópolis, mais precisamente na Maternidade Carmela Dutra com a finalidade de coleta e armazenamento. Posteriormente o banco de sangue da maternidade veio a ser transferido e substituído pelo Centro Hemoterápico Catarinense localizado na Rua José Jacques, número 41, Centro, com outros serviços mais específicos e abrangentes que atendiam a todo o estado com sedes localizadas em cidades do interior (HEMOSC).

No ano de 1971 o Centro Hemoterápico foi novamente transferido, desta vez para a Avenida Othon Gama D´Eça, número 756, Centro de Florianópolis endereço no qual permanece até os dias atuais. Baseado nas diretrizes do Plano Nacional de Sangue e Hemoderivados - PLANASHE, atualmente Coordenadoria Geral de Sangue, outros Tecidos e Órgãos - SAS, o Centro de Hematologia e Hemoterapia - HEMOSC foi criado em 20 de julho de 1987, através do Decreto Lei Estadual número 272, com o objetivo básico de prestar atendimento hemoterápico de qualidade a população da região, bem como dar assistência aos portadores de doenças hematológicas (HEMOSC).

Desde então o HEMOSC é considerado centro coordenador, possuindo ainda unidades em locais estratégicos (hemocentros regionais) em algumas cidades do estado: Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville e Blumenau (HEMOSC).

É um órgão público de abrangência estadual, mas que atua sob-regimentos da Coordenação de Política Nacional de Sangue e Hemoderivados - CPNSH do Ministério da Saúde articulado com as unidades colegiadas integrantes do Sistema Único de Saúde – SUS (BRASIL, 2010).

É assessorado à Secretaria Estadual de Saúde e entidades afins sempre na busca de novas formulações e políticas específicas de hematologia e hemoterapia com o intuito de coordenar, organizar, supervisionar os processos operacionais garantindo assim um serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com