TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidroterapia

Projeto de pesquisa: Hidroterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

A pratica da Hidroterapia vem sendo desenvolvida ao longo dos anos, cada vez com mais aprimoramentos e novas tecnicas a serem testadas e comprovadas como o auxilio na reabilitação e tratamento de muitas doenças, muitas vezes cronicas.

Para o aluno que esta em formação no curso de fisioterapia é de suma importancia presenciar na pratica os grandes beneficios que o trabalho na agua traz ao paciente, tendo em vista que na agua muitas vezes o paciente tem uma amplitude de movimento que no solo não seria possivel ele ter, as propriedades da agua auxiliam os movimentos ficarem mais leves e não haver sobre carga em nenhuma articulação, facilitando assim o trabalho do terapeuta.

Como veremos citados por autores de alguns artigos abaixo :

A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico que vem demonstrando resultados positivos no tratamento e na prevençäo de várias patologias. Os efeitos da terapia em piscina combinam os produzidos pela água aos exercícios e movimentos realizados, porém a extensäo destes efeitos dependerá da temperatura da água, da duraçäo do tratamento, do tipo e intensidade do exercício e da necessidade específica de cada indivíduo .

Hidroterapia é conceituada como exercícios realizados na água (WHITE, 1998; SKINNER; THOMSON, 1985), exercícios aquáticos terapêuticos (BATES; HANSON, 1998) e uso terapêutico da água (THOMSON; SKINNER; PIERCY, 1994).

O uso da água para fins terapêuticos remonta a Hipócrates (460-375 a.C), que preconizava o uso da água tanto para o fim em questão, quanto para o recreacional. Os romanos também a utilizavam para tratamento, sendo que, depois desses dois povos, a água terapeuticamente usada parece ter caído no esquecimento.

Somente em 1697, na Inglaterra, é que voltou a ser utilizada para tratamentos nos seres humanos. A partir de então, surgem algumas publicações, conquanto escassas. A terapia com o uso da água se consolida a partir do início do século XX, quando recebeu atenção científica (SKINNER; THOMSON,1985).

Thomson; Skinner; Piercy (1994) além de destacar os seus benefícios para o físico, realçam também que, quando realizados em grupo, os exercícios aquáticos melhoram a convivência, proporcionam lazer e favorecem as risadas, levando os pacientes à reabilitação.

Como em qualquer atividade terapêutica, é importante a adesão das clientes à prática, para que o resultado seja efetivo.

Esses dois fatores propiciam ou não a adesão a determinada terapia, e como relata Giorgi (1994), adesão pode ser compreendida como a forma de o paciente se comportar, executando o máximo possível as orientações recebidas.

Frente a essas considerações e enquanto trabalhadores da área da saúde com contato com mulheres adultas que se submetem a um programa de hidroterapia, tanto em grupo como individual, surgiu o questionamento sobre qual o significado essa prática tem para as clientes, uma vez que é alta a adesão .

2. APRESENTAÇÃO DO SETOR: ESTRUTURA E AMBIENTAÇÃO

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, esta localizada na Quadra 706 sul, Alameda 14 Lote 02, no Plano Diretor Sul, desta cidade, local onde foi realizado o estágio de Hidroterapia.

O local não tem uma estrutura muito desenvolvida, como a que se faz necessária ao tratamento de crianças com necessidades especiais, estando composto por uma piscina de tamanho não muito adequado, sem rampa nem escadas para auxiliar na entrada do paciente a piscina, aquecedor para a água da piscina, vestiário precário, divido com um quarto de guardar matérias, um chuveiro próximo a piscina e sanitários, bebedouro com torneiras.

A APAE dispõe de alguns materiais para o trabalho da hidroterapia, como flutuadores de quadril, caneleiras, halteres, flutuadores de cabeça e tronco, brinquedos e macarrões para auxilio nos exercícios e nas técnicas de flutuação.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS

3.1. ANAMNESE

Os pacientes foram avaliados de acordo com a ficha individual de anamnese, com relação ao seu estado mental, seu estado físico, foram aferidas: pressão arterial, temperatura e batimentos cardíacos.

3.2. APLICAÇÃO DA TÉCNICA

Foram utilizadas as técnicas de alongamento, relaxamento e fortalecimento muscular:

Halliwick: O método Halliwick foi desenvolvido, em 1949, na Halliwick School for Girls, em Southgate, Londres. MC Millian, que foi o criador da técnica, desenvolveu inicialmente uma atividade recreativa que visava dar independência individual na água, para pacientes com incapacidade e treiná-los a nadar. Com o passar dos anos, ele foi aperfeiçoando seu método original e adotou técnicas adicionais que foram estabelecidas a partir dos seguintes princípios:

Adaptação ambiental: envolve o reconhecimento de duas forças, gravidade e empuxo que, combinados, levam ao movimento rotacional;

Restauração do equilíbrio: enfatiza a utilização de grandes padrões de movimento, principalmente com os braços, para mover o corpo em diferentes posturas e ao mesmo tempo, manter o equilíbrio;

Inibição: é a capacidade de criar e manter uma posição ou postura desejada, através da inibição de padrões posturais patológicos;

Facilitação: é a capacidade de criar um movimento que desejamos mentalmente e, controlá-lo fisicamente, por outros meios sem utilizar a flutuação. Tal aprendizado é graduado através de um "programa de dez pontos", que utiliza a seqüência do desenvolvimento do movimento físico pelo córtex cerebral.

Bad Ragaz: Bad Ragaz é uma cidade Suíça construída em torno de um spa de água morna natural, com três modernas piscinas cobertas. Em 1930 teve início a utilização deste spa para exercícios aquáticos. Tal técnica de exercícios se originou na Alemanha pelo dr. Knupfer Ipsen, cujo objetivo era promover a estabilização do tronco e das extremidades através de padrões de movimentos básicos e às vezes resistidos, realizados segundo os planos anatômicos. O paciente é posicionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com