TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Uti

Exames: História Da Uti. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 2

6 – HISTÓRIA DA UTI

Florence Nightingale – Primeira Enfermeira Intensivista (preconiza a UTI). Em 1854 inicia-se a Guerra da Criméia. Em condições precárias, passa existir alta mortalidade entre os soldados hospitalizados. Florence e mais 38 voluntárias partem para os Campos de Scurati, incorporam-se ao atendimento e a mortalidade cai. Respeitada e adorada, Florence torna-se importante figura de decisão, sendo referência entre os combatentes. Contudo, o destino lhe reservou um grande golpe quando contrai tifo e permanece com sérias restrições físicas, retornando em 1856 da Criméia. Impossibilitada de exercer seus trabalhos físicos, dedica-se a formação da escola de enfermagem em 1959. Florence faleceu em 13 de agosto de 1910; deixando legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo, estabeleceu as diretrizes e caminho para enfermagem moderna.

Walter Edward Dandy – Cria a primeira UTI em Boston em 1926. Ele trabalhou na Faculdade de Johns Hopkins em 1914 e permaneceu até sua morte em 1946. Uma das mais importantes contribuições para neurocirurgia foi o método de ar na ventriculografia, no qual o fluido cerebroespinal é substituído por ar para dar forma à imagem ao raio X do espaço ventricular no cérebro. Esta técnica era extremamente bem sucedida para identificar as lesões e alterações cerebrais. O Dr. Dandy foi pioneiro nos avanços das operações para a doença da neuralgia do glossofaríngeo e de Ménière, e publicou os estudos que mostram a participação de discos projetando-se na dor ciática.

Peter Safar – Primeiro médico intensivista (preconiza o suporte avançado de vida para UTI). Formou-se médico anestesista e na década de 1950 estimulou e preconizou o atendimento de urgência-emergência. Ainda nesta época formulou o ABC primário em que criou a técnica de ventilação artificial boca a boca e massagem cardíaca externa. Estabeleceu a primeira UTI cirúrgica e em 1962, criou a primeira disciplina de "medicina de apoio crítico". Como última contribuição elaborou os projetos das ambulâncias-UTI de transporte, fundou a Associação Mundial de Medicina de Emergência e foi co-fundador da Sociedade de medicina intensiva, o qual foi presidente em 1972.

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »