TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da biossegurança

Projeto de pesquisa: História da biossegurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.483 Palavras (14 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo

Neste trabalho será exposto como foi feito o desenvolvimento do estudo sobre exposição ocupacional a materiais biológicos, no mesmo poderá ser encontrada as seguintes informações: uma breve introdução sobre a história da biossegurança, pois o tema do trabalho proposto é uma ramificação da mesma.

Definição do que viria a ser a exposição ocupacional para que após a introdução do tema se foque a verdadeira motivação do trabalho, pois a exposição ocupacional é um conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico prestação serviços que podem comprometer saúde do homem ao lidar com materiais como sangue e fluidos completamente ou parcialmente contaminados.

As precauções que devem ser tomadas para que o profissional possa manusear tais materiais sem que ocorra algo que possa prejudicar sua saúde ou de terceiros, as doenças mais comuns causadas pela exposição a materiais biológicos e as três formas mais comuns que profissionais da saúde se encontram mais expostos a essas doenças.

Pode-se encontrar também o que deve ser feito após entrar em contato com esses materiais contaminados, como avaliar o paciente e como avaliar a exposição tanto do profissional quanto a do paciente ao ambiente.

Introdução

Saber o que é biossegurança e exposição ocupacional a materiais biológicos na área da saúde vem sendo cada vez mais importante, pois a cada dia mais esses profissionais estão sendo expostos a pacientes com doenças diversas e se esse profissional não souber como se proteger dessas doenças pode ter grandes problemas de saúde.

Se esse profissional não tiver uma preparação a altura do que irá fazer, a materiais adequados para cada procedimento que irá realizar, ao ambiente adequado para realizar tais procedimentos e a consciência do nível de gravidade do que irá fazer essa exposição se torna maior.

O objetivo desse trabalho é abordar formas de se prevenir, proteger e conhecer de forma geral as doenças mais comuns causadas pela exposição sem proteção a materiais contaminados para que assim possa se garantir um melhor e mais segurança no ambiente de trabalho e tanto o paciente quanto o profissional que está em contato com o mesmo ou com sague e outros materiais biológicos desse paciente que está doente tenha damos maiores a sua saúde.

Histórico sobre biossegurança

Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.

Outra definição, baseada na cultura da engenharia de segurança e da medicina do trabalho é encontrada em Costa (2009), onde aparece "conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes em ambientes biotecnológicos”.

Está centrada na prevenção de acidentes em ambientes ocupacionais. Embora seja uma definição vaga, subentende- se que estejam incluídas a biologia clássica e a biologia do DNA recombinante.

Estas definições mostram que a biossegurança envolve as relações tecnologia/risco/homem. O risco biológico será sempre uma resultante de diversos fatores e, portanto, seu controle depende de ações em várias áreas, priorizando-se o desenvolvimento e divulgação de informações além da adoção de procedimentos correspondentes às boas práticas de segurança para profissionais, paciente e meio ambiente.

Biossegurança hospitalar é um conjunto de ações que os trabalhadores de saúde podem realizar para prevenir, diminuir ou eliminar os riscos a que ele possa estar exposto na realização de seu trabalho.

Essas ações devem ser uma parceria entre o chefe e o funcionário através de programas de garantia da qualidade, prevenção de acidentes, treinamento individual e coletivo e também de um programa de medicina ocupacional.

Definição de exposição ocupacional

É um conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico prestação serviços que podem comprometer saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e as exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados são um sério risco aos profissionais em seus locais de trabalho.

Exposição Ocupacional a Material Biológico

Os acidentes de trabalho com sangue e outros fluidos potencialmente contaminados devem ser tratados como casos de emergência médica, uma vez que as intervenções para profilaxia da infecção pelo HIV e hepatite B necessitam ser iniciadas logo após a ocorrência do acidente, para a sua maior eficácia.

É importante ressaltar que as medidas profiláticas pós-exposição não são totalmente eficazes, enfatizando a necessidade de se programar ações educativas permanentes, que familiarizem os profissionais de saúde com as precauções básicas e os conscientizem da necessidade de empregá-las adequadamente, como medida mais eficaz para a redução do risco de infecção pelo HIV ou hepatite em ambiente ocupacional.

Precauções básicas são medidas de prevenção que devem ser utilizadas na assistência a todos os pacientes na manipulação de sangue, secreções e excreções e contato com mucosas e pele não íntegra. Isso independe do diagnóstico definido ou presumido de doença infecciosa.

Epidemiologia dos agravos

As exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados são um sério risco aos profissionais em seus locais de trabalho. Estudos desenvolvidos nesta área mostram que os acidentes envolvendo sangue e outros fluidos orgânicos correspondem às exposições mais frequentemente relatadas.

Os ferimentos com material perfuro cortante, em geral, são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir mais de 20 tipos de patógenos diferentes, sendo o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o da hepatite B e o da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com