TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homeostase

Seminário: Homeostase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Seminário  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 2

Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo.

A palavra Homeostase defini quando o corpo está em perfeito estado de funcionamento, tanto dos órgãos ou tecidos. Ela é uma função que se movimenta por todo o corpo, nunca fica parada em algum lugar específico, ela age em resposta de alguma alteração interna ou externa.

Um exemplo disso é quando analisamos certa quantidade de sangue, vamos analisar 100 ml. Em 100 ml temos cerca de 70mg de glicose que nunca é mais baixo, ou superior a 110 MG de glicose, ou quando verificamos a nossa temperatura corporal que é de 37º, algumas vezes ela se altera, mais nunca foge dos padrões normais

Apesar de mudanças que possam vir a ocorrer no organismo, internamente ou externamente, a homeostase é a constância do meio interno (líquido intersticial). Conservando-se em temperatura adequada (37º C) ela garante que as trocas necessárias para o corpo ocorram; e, assim, as células do corpo se desenvolvem.

Podemos ver que de alguma maneira eles podem se alterar dependendo do estado do organismo, mas percebemos que a homeostasia está presente e que ela de alguma forma está trabalhando para manter o corpo estável.

A homeostasia sempre esta sendo perturbada, por fatores internos ou externos ou até mesmo pela falta de oxigênio. Sua forma de funcionamento é básica e bastante rápida, algumas vezes ela pode demorar quando o caso se referir a envenenamento, pois nesse caso o corpo demora em eliminar todo o droga ou toxina da qual foi exposto.

Os responsáveis pelo controle da homeostase são o sistema nervoso e as glândulas endócrinas. Por exemplo, a insulina (que é um hormônio) age na redução dos níveis de glicose, quando ele está muito alto. Outro exemplo: No caso de aumento de temperatura do corpo, as glândulas sudoríparas são levadas a liberar mais suor; pois recebem o comando dos impulsos nervosos; dessa forma, o corpo é esfriado.

 

Nosso corpo é como uma máquina que precisa sempre estar fazendo manutenções, mas muitas vezes só a homeostasia não resolve, entrando em áreas mais específicas e estudos mais aprofundados do corpo humano. Mas já podemos admitir que a Homeostasia fosse sim um grande mecanismo de defesa do organismo humano.

Pois um organismo em equilíbrio garante boa saúde. 

Bibliografia

Tortura, G.J. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 9º Ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A. editora. 2002

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com