TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DE TIOPENTAL EM Rattus Norvegicus

Monografias: IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DE TIOPENTAL EM Rattus Norvegicus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  1.452 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA PARA MEDICINA

IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DE TIOPENTAL EM Rattus norvegicus

TERESINA, NOVEMBRO DE 2013

INTRODUÇÃO

Chamamos vias de administração as diferentes estruturas orgânicas com as quais a droga toma contato para iniciar uma série de processos que visam seu efeito farmacológico. As principais vias de administração de drogas são a via oral, via intravenosa e via parenteral, mas ainda existem muitas outras vias de administração. As diferentes vias possuem suas vantagens e desvantagens quanto à utilização do medicamento. De acordo com a via utilizada modificam-se as características da absorção e da biodisponibilidade do medicamento.

A absorção de um medicamento é a transferência de um fármaco do seu local de administração para o compartimento central e amplitude com que isso ocorre. Já a biodisponibilidade é o termo usado para descrever a porcentagem na qual uma dose do fármaco chega ao seu local de ação ou a um liquido biológico a partir do qual o fármaco chegou ao seu local de ação (BRUNTON et al., 2012, p.20).

Logo, o conceito de biodisponibilidade passa a ser mais importante do que o de absorção, principalmente quando se tratam de diferentes vias de administração. A biodisponibilidade vai depender muito mais da via de administração do que a absorção. Por exemplo, um medicamento administrado por via oral ainda deverá passar por todas as barreiras do trato gastrointestinal até chegar à corrente sanguínea, de onde ainda será metabolizado pelo fígado. Enquanto que o mesmo medicamento se administrado, por exemplo, por via retal, não precisa passar por todo o trato gastrointestinal e ainda não passa pelo metabolismo hepático tão rapidamente. Nesses casos, o que é de se esperar é que o mesmo medicamento administrado por via retal tenha um efeito mais rápido que o administrado por via oral.

A atividade prática realizada tem como objetivo avaliar qualitativamente os efeitos da aplicação do tiopental em Rattus norvegicus sob diferentes vias de administração, através da observação dos parâmetros: frequência respiratória, reflexo palpebral presente ou ausente e comportamento.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para a atividade prática foram utilizados três animais da espécie Rattus norvegicus, de variedade albina, sendo duas fêmeas e um macho. Inicialmente os animais foram avaliados sob os três seguintes parâmetros: frequência respiratória, que foi determinada através da contagem dos movimentos respiratórios por minuto; reflexo palpebral presente ou ausente, verificado com a utilização de um chumaço de algodão e avaliação do comportamento do animal, que foi avaliado em excitado, normal ou deprimido. Em seguida, foi administrada nos três animais uma mesma dose do tionembutal sódico, 25mg/kg. No primeiro animal, uma fêmea, foi usada a via oral, introduzindo o medicamento numa cânula até o esôfago do animal. No segundo animal, também fêmea, foi utilizada a via intraperitoneal, com a aplicação da droga na linha alba numa aplicação de 45º. No terceiro animal, desta vez um macho, foi utilizada a veia peniana como acesso para a aplicação intrevenosa. Após vinte minutos da aplicação os três parâmetros citados acima foram novamente verificados e tomou-se nota para posterior estudo dos resultados.

RESULTADOS

TABELA 01. REGISTRO DA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA DE ESPÉCIMES DE Rattus norvegicus ANTES E APÓS A ADMINISTRAÇÃO DO ANESTÉSICO TIONEMBUTAL SÓDICO (25mg/kg/mL) NAS DIFERENTES VIAS. TERESINA, 2013.

Situação do animal Frequência Respiratória (movimentos respiratórios por minuto)

Animal anestesiado por via oral Animal anestesiado por via intraperitoneal Animal anestesiado por via intravenosa

Antes da anestesia 74 60 42

20minutos após a anestesia 63 85 105

FONTE: Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Piauí. 79ª Turma de Medicina. Teresina, Novembro de 2013

QUADRO 01: REGISTRO DO REFLEXO DE REFLEXO PALPEBRAL E COMPORTAMENTO EM Rattus norvegicus, ANTES E APÓS VINTE MINUTOS DE ADMINISTRAÇÃO POR VIAS ORAL, INTRAPERITONEAL E INTRAVENOSA DO ANESTÉSICO TIONEMBUTAL SÓDICO (25mg/Kg/mL). TERESINA, 2013.

PARÂMETROS

VIAS REFLEXO PALPEBRAL COMPORTAMENTO

ANTES APÓS 20min ANTES APÓS 20min

ORAL ++ ++ DE N

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com