TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DE CONTABILIDADE NO PRESENTE

Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DE CONTABILIDADE NO PRESENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre como a contabilidade na atualidade esta cada dia mais si adequando com as necessidades na área empresarial. Também será abordado tudo sobre as áreas de atuação da contabilidade, as novas mudanças. Pois a cada dia que passa a competitividade esta aumentado, portanto cada vez mais a empresa vem buscando uma contabilidade mais atualizada com mais informações precisa para passar para seus clientes. E vais ser neste ponte que falaremos um pouco sobre cada um.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NA ATUALIDADE

A contabilidade de hoje necessita ser muito mais especializada que antes. Pois a contabilidade é a alma de cada empresa, pois nela ficam registrados todos os atos e fatos de sua empresa.

Sabe-se que no mundo corporativo as informações é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Neste momento a informação contábil aparece como a mais confiável das fontes de informação organizacional. Porem todo o sistema contábil abrange o processo de registro dos eventos econômicos com a principal finalidade de organizar, resumir informações que possam ser consultadas a qualquer tempo e que forneçam o perfil econômico em um determinado período ao longo do ciclo de vida do negocio.

A utilização correta deste instrumento a contabilidade permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, alem da ação corretiva, dentro de uma organização o que permite maior competitividade.

Com este estudo vem a demonstrar a importância da contabilidade para o processo de gestão e a estreita relação entre as informações contábeis e as principais funções operacionais administrativas.

2.1.1 CONTABILIDADE NA ATUALIDADE

A contabilidade atual esta sempre em processo de transformação e sempre si adequando as novas exigências da sociedade, atualizando nas mudanças exigidas pela globalização do mercado. Portanto nos dias de hoje a concorrência fechada em grande parte do nosso próprio país agora se estende a todo mundo

Desde o surgimento da contabilidade ela esta se adequando ao desenvolvimento da sociedade e buscando formas de se atender a necessidade da geração de informações úteis á tomadas de decisões.

A contabilidade procura atender novas necessidades da economia e das empresas. A preocupação dos profissionais em atender e de fornecer dados importantes e precisos para seus clientes. Portanto atualmente a capacitação do profissional é escassa, existindo apenas sete cursos de mestrado e um curso de doutorado em nosso país. Porém a importância do contador em esta sempre em busca de novos conhecimentos correto na área é esta prestando um serviço confiante para seus clientes.

2.1.2 AREAS DA ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Existe variais áreas de atuação da contabilidade tais como: Contabilidade fiscal, ela auxilia em toda elaboração de informação para os órgãos fiscalizadores.

Contabilidade Publica, é o principal instrumento de controle e fiscalização que o governo possui sobre seus órgãos.

Contabilidade Gerencial, ela auxilia a administração na otimização dos recursos disponíveis na entidade, através de um controle adequado do patrimônio.

Contabilidade Financeira elabora e consolidada as demonstrações contábeis para disponibilizar informações aos usuários externos.

Contabilidade e Auditoria, a contabilidade e auditoria ela si compreende como o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações, internas e externas, relacionadas como o controle do patrimônio.

A Pericia Contábil elabora laudos em processo judiciais ou extrajudiciais sobre organizações com problemas financeiras causadas para erros administrativos.

Analise Econômica e Financeiro de Projetos, esse sistema contábil elabora análise dos relatórios contábeis, que devem demonstrar s situação patrimonial de uma entidade.

Contabilidade Ambiental informa o impacto do funcionamento da entidade no meio ambiente, avaliando os possíveis riscos que a atividade desenvolvida podem causar na qualidade de vida local.

Contabilidade Atuarial, ela é especializada na contabilidade da empresa da previdência privada e em fundos de pensão.

Contabilidade Social informa sobre a influencia do funcionamento da entidade na sociedade, sua contribuição na agregação de valores e riquezas, alem dos custos sociais.

Contabilidade Agribusiness, atua na empresa com atividades agrícola de beneficiamento in-loco dos produtos naturais.

2.1.3 CONTROLADORIA E PLANEJAMENTOTRIBUTARIO

Hoje a carga tributaria no nosso Brasil tem preocupado muito a sociedade, pois o custo tributário das operações acaba afetando diretamente todos os resultados das empresas e a manutenção de todo o mercado.

O sucesso na economia legal de tributos, por meio do planejamento tributário, esta vinculada a integração de todos os departamentos da organização.

Sendo assim, a controladoria é de suma importância na coordenação e execução do planejamento tributário, pois faz parte da sua missão a coordenação dos esforços para o surgimento global do resultado.

2.1.4 CONTROLADORIA NA AREA PÚBLICA

À luz do exposto, os tributos são para atender as necessidades públicas como, por exemplo, a educação, a habitação, o saneamento, segurança, a saúde, urbanismo entre outros, sabe-se que o Estado necessita exercer a gestão financeira para ter condições de obter, empregar e administrar meios patrimoniais propiciando o desempenho das outras atividades referentes á realização de seus fins. Contudo, a de se dizer que o Brasil sofre com a alta carga tributária, visto que é uma das mais altas do mundo neste sentido, é necessário saber planejar esses tributos:

O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos e surgiu como ferramenta para que o contribuinte possa diminuir o exorbitante valor pago de tributos e aumentar seu lucro. Sabemos que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com