TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigação da evolução e aparência dos primeiros sinais até o presente na história da contabilidade

Trabalho acadêmico: Investigação da evolução e aparência dos primeiros sinais até o presente na história da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A contabilidade segundo a história existe desde antiguidade com princípios rudimentares, surgindo junto com as histórias das civilizações.

A história da origem da contabilidade tem sido pouco explorada, o objetivo desse trabalho e focar a relação da história da evolução do pensamento contável com a própria história da humanidade.

O nosso propósito e de mostrar o nosso estudo sobre a evolução e o surgimento dos primeiros indícios até o momento atual da história da contabilidade.

[pic]

História

A história da contabilidade e tão antiga quanto a história das civilizações. Onde o homem vivia da caça, da pesca e da coleta de alimentos já havia indícios da pratica rudimentar da contabilidade usando folhas, pedaços de ossos e pequenas pedras de diversos tamanhos.Com o passar dos séculos o homem aprende a domesticar animais e praticar a agricultura rompendo a vida comunitária, a partir disso cada pessoa criava sua riqueza individual, e quando morria seu legado era deixado como herança aos filhos e parentes. Foi criado o termo património.

Os primeiros registros patrimoniais foram na região da Mesopotâmia por volta de 2000 a. C. Surgindo os mercados baseados na troca de mercadorias por outra. A medida que o homem começava a adquirir maior quantidade de bens passou a preocupar-se como faria para aumentar suas poses e quanto elas poderiam render.

Com o surgimento das primeiras

administrações particulares aparecia a necessidade de controlar seus bens, que não poderia ser feito sem o devido registo, a fim de prestar conta da coisa administrada.

A contabilidade foi um importante fato da história, fez o homem raciocinar evoluindo de maneira acelerada chegando ao mundo capitalista.

Para melhor entender a historia da contabilidade podemos estuda-la da se quite forma;

1 Período Antigo

2 Período Medieval

3 Período Moderno

4 Período Contemporâneo ou Cientifico

Período Antigo

Esse período compreende desde a época a.C. ate por volta de 1202 da era cristã.

Na mesopotâmia mesmo sem a escrita o homem passa a fazer seus registros contabeis usando pedras e fichas de barros de vários formatos que representavam o controle.

As pedras representavam os nascimentos de animais ou transferência para pagamento de dívidas e outras razoes.

As fichas de barro representavam mercadorias utilizadas em transações comerciais, que poderia ser animais ou mesmo produtos agriculos.

Na sua forma mas rudimentar surge a escrita que era feita através da pictografia, que consiste na reprodução mediante esboço ou desenho tosco do objeto material a que faz referencia.

Com os sumérios e babilónios surge um tipo de escrita em forma de cunha que leva o nome coniforme, um tablete de barro onde era registrado a contabilidade daquela época.

Os egípcios contribuíram muito para o desenvolvimento da ciência

contábil, devido a necessidade de organizar a recardação de impostos inovaram ao efetuar valores monetários em seus registros. O “shat’’ era a moeda usada, cunhada em ouro e prata.

Desenvolveram uma escrita em hieróglifos registrando no papiro seus movimentos, foi criado os seus primeiros livros contabeis.

Os gregos em já escrituravam suas contas de custo e receitas procedendo anualmente, a uma confrontação entre elas, para apurar os saldos. Os gregos aperfeiçoaram a estruturação contábil a várias atividades, como administração pública, privada e bancária.

Os romanos utilizavam tábuas de cera gravadas com estiletes, que eram transcritos no papiro ou pergaminhos, para registra seus patrimónios. O contador geral do Estado que controlava a finanças imperais, era um dos mais importantes funcionários.

Os fenícios surgiram a partir do ano 3000 a.C. eram os maiores navegadores e exploradores da época da antiguidade, se organizavam em cidades-estado. Durante algum tempo os fenícios usavam a escrita cuneiforme da mesopotâmia, depois os hieróglifos dos egípcios, porem estes tipos de escritas não atendia suas necessidades, inventado assim sua própria escrita através de um alfabeto com 22 caracteres representado as consoante. Mas tarde os gregos aperfeiçoaram o alfabeto fenício acrescentando as vogais.

Na bíblia há relatos de fatos contabeis no livro s Lucas capítulo 1 verso 3, Jó capítulo 42 verso 12, Mateus capitulo 18 verso do 23 ao 27.

Período medieval

Período que compreende de 1202 a 1494. Neste período o Pisano, assim chamado quem nasce em pisa na Itália, Leonardo Fibonacci escreve o livro Liber Abace que trouxe uma das maiores inovações, a substituição dos algarismos romanos pelos árabes.

Esta época aconteceu as inovações tecnológicas, a mais importante talvez tenha sido o cultivo em forma de rotação, outros tipos de invenção como arado, o moinho de vento e o aperfeiçoamento da bússola. O comercio crescia bastante ouve o acumulo de capital (a burguesia enriquecia).

Os turcos invadem a península Ibéria trazendo obras manuscritas de contabilidade que muito influenciou o comércio da Europa, comércio que floresceu nas cidades italianas de Veneza, Génova, Florença e Pisa.

Com a necessidade de uma escrituração capaz de refletir os interesses dos credores e investidores e que ao mesmo tempo útil nas relações consumadores e credores, veio a sistematização da contabilidade. Como consequência surgiu o livro caixa, que recebia registros de pagamentos e recebimentos. De forma rudimentar já utilizavam o débito e o crédito, relações entre direito e obrigações, referindo-se a pessoas.

O trabalho assalariado estava surgindo tornando a contabilidade mais complexa, onde surge o capital.

Foi nesse período que surgiu as universidades, nelas estudavam Teologia, Matemática, Direito, Medicina e Gramática.

No continente americano a civilização inca desenvolveu um sistema de

contabilidade usando cordoes de lã, que através de nós registrava quantidades úteis para a administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com